Página inicial O que acontece Acadêmicos de Fisioterapia realizam atendimento a atletas
Não categorizado Evento São Miguel do Oeste

Acadêmicos de Fisioterapia realizam atendimento a atletas

Os acadêmicos do Curso de Fisioterapia, da Unoesc São Miguel do Oeste, auxiliaram os cerca de 400 atletas, que participaram da Corrida Unimed, no dia 16 de outubro. Após a linha de chegada, os corredores foram atendidos por 12 acadêmicos que, acompanhados pelo professor da disciplina de Fisioterapia Desportiva, William Woitchunas, realizaram algumas intervenções de […]


Os acadêmicos do Curso de Fisioterapia, da Unoesc São Miguel do Oeste, auxiliaram os cerca de 400 atletas, que participaram da Corrida Unimed, no dia 16 de outubro. Após a linha de chegada, os corredores foram atendidos por 12 acadêmicos que, acompanhados pelo professor da disciplina de Fisioterapia Desportiva, William Woitchunas, realizaram algumas intervenções de recuperação (recovery), como a desaceleração ativa e técnicas miofasciais nos membros inferiores e coluna lombar, que são as regiões mais sobrecarregadas nesse tipo de prova.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, Viviane Azzi, explica que atletas de alto rendimento ou amadores têm, na fisioterapia esportiva, uma grande aliada na busca de melhores rendimentos.

— Prevenir e tratar as lesões decorrentes da prática de atividades físicas é uma das competências do fisioterapeuta, que dispõe de conhecimento e técnicas específicas para o acompanhamento pré, durante e pós-competição. Eventos como este possibilitam experiências diversificadas para a formação profissional do acadêmico, que vão desde a consolidação do conhecimento pela aplicação prática, até o desenvolvimento de habilidades de comunicação ao interagir com o público — salienta Viviane.

A acadêmica da 4ª fase, Kemelin Jeane Eckhardt da Silva, relata que esta foi uma experiência ótima, pois pôde colocar em prática o que foi estudado em sala de aula.

— Eventos assim proporcionam o aprimoramento da nossa formação pela experiência do atendimento aos atletas e a gratificação de poder ajudar na recuperação pós-corrida — explica Kemelin.

O Circuito de Corridas Unimed, de Santa Catarina, é realizado há nove anos e convida todas as pessoas a adotarem bons hábitos e prezarem pela qualidade de vida, melhorando significativamente a saúde mental, trazendo benefícios também para o humor e autoestima.

— Desta forma, a Unimed Extremo-Oeste Catarinense agradece por mais um ano ter a equipe de Fisioterapia da Unoesc como apoiadora na etapa do Circuito de São Miguel do Oeste, trazendo conforto e reabilitando os competidores na pós-prova, diminuindo as tensões musculares, promovidas pelo exercício dos atletas. Esperamos contar com essa parceria para que possamos cada vez mais, promover a saúde em nossa região — comenta Sandro Luis Chiaradia, Supervisor Administrativo e de Mercado da Unimed.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.