Página inicial O que acontece Acadêmicos de Videira participam de Seminário do PROESDE em Lages
Não categorizado Extensão Videira

Acadêmicos de Videira participam de Seminário do PROESDE em Lages

A Unoesc Videira marcará presença no Seminário Estadual do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), que será realizado no dia 3 de dezembro, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. No encontro, a Unoesc, assim como as demais Universidades, apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos no PROESDE, sendo um momento de […]

A Unoesc Videira marcará presença no Seminário Estadual do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE), que será realizado no dia 3 de dezembro, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. No encontro, a Unoesc, assim como as demais Universidades, apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos no PROESDE, sendo um momento de troca de experiências, novas amizades e novos conhecimentos.

Neste ano, a Unoesc Videira participa com cinco projetos, com participação de mais de 170 estudantes bolsistas dos diferentes cursos de Graduação. Os projetos e ações foram desenvolvidos ao longo do semestre nos municípios de Monte Carlo, São José do Cerrito, Ponte Alta, Videira e Abdon Batista.

De acordo com Magali Augusto, a Unoesc, como Instituição comunitária, participa do PROESDE desde 2014, atuando principalmente em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

— O programa tem grande relevância, não apenas pelo recurso financeiro destinado por meio de bolsas de estudo, mas por contribuir na formação humana e profissional dos envolvidos, atuando como agentes de transformação social na realidade regional — explicou.

Magali informa que, em Abdon Batista, são 39 acadêmicos que estarão desenvolvendo o projeto “Mutirão Ambiental – Meu Espaço Mais Bonito”. Em São José do Cerrito e Ponte Alta, são 86 bolsistas atuando no projeto “Em cada canto um conto!”, oficina de contação de histórias e elaboração de materiais didáticos pedagógicos, com formação de professores.

Já no Município de Monte Carlo, 38 bolsistas vão trabalhar no projeto de Revitalização da Biblioteca Escolar, e, no município de Videira, 28 estudantes inscritos vão atuar no projeto “Moldando o futuro com as mãos”, uma oficina de cerâmica para mulheres de baixa renda.

No dia 1º de dezembro, a Unoesc Videira realizará evento de socialização dos resultados dos Projetos do PROESDE 2022 no auditório do Campus. Na oportunidade, haverá a exposição das peças de cerâmica feitas a partir do projeto “Moldando o futuro com as mãos” e “Oficina de cerâmica para mulheres de baixa renda”, desenvolvidos na escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini de Videira.