Página inicial O que acontece Acadêmicos e diplomados da Unoesc participam do Startup Weekend
Não categorizado Inovação Joaçaba Xanxerê

Acadêmicos e diplomados da Unoesc participam do Startup Weekend

Nos dias 27, 28 e 29 foi realizado o Startup Weekend, evento que busca fomentar o empreendedorismo a partir da criação de startups. A Unoesc, por sua vez, esteve representada por acadêmicos, diplomados, professores e funcionários, participantes esses, que chegaram a ser premiados quando participaram dos eventos que ocorreram em Joaçaba, no Polo Inovação Inovale […]

Nos dias 27, 28 e 29 foi realizado o Startup Weekend, evento que busca fomentar o empreendedorismo a partir da criação de startups. A Unoesc, por sua vez, esteve representada por acadêmicos, diplomados, professores e funcionários, participantes esses, que chegaram a ser premiados quando participaram dos eventos que ocorreram em Joaçaba, no Polo Inovação Inovale e em Xanxerê, local que abriga a Incubadora Tecnológica de Xanxerê (ITEX).

O Startup Weekend (SW) é o maior programa global de empreendedorismo, onde pessoas de várias áreas,  desenvolvimento, design, negócios, etc., juntam-se para criar uma startup em um fim de semana. O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas devem desenvolver suas ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados. O evento já foi realizado em mais de 150 países, impactando mais de 428 mil pessoas. Em Joaçaba, organizaram a edição: Jéssica Dayane, Ricardo Fortes, Luana Martins, Ciro Nagel, Luan Lorenzi e Aline Olkoski.

— Ter a oportunidade de participar do Startup Weekend foi uma experiência única e, para mim, representa a porta de entrada ao mundo do empreendedorismo. Foi um final de semana de muito aprendizado, no qual pude também conhecer pessoas novas e, juntamente a elas, criar uma startup do zero. Posso dizer que foi bastante desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois finalizamos com muita emoção, na recepção de uma menção honrosa de participação no evento. Agradeço demais a todos os organizadores e colaboradores da Startup Weekend por oportunizar essa bela experiência — comentou a acadêmica de Medicina, Vitoria de Castilho.

No evento realizado em Joaçaba, acadêmicos e diplomados de diversos cursos fizeram parte das equipes vencedoras, confira a lista:

1º Lugar

Equipe: Radici

Startup voltada para a procura de documentos em cartórios.

Participantes: Andressa Grifante (Acadêmica de Direito – Unoesc), Mariana Zonta (Acadêmica de Design – Unoesc Videira), Dagliê Vieceli (Acadêmica de Direito – Unoesc) Gustavo Hugen e Gabriel Ferrandin.

2º lugar

Equipe: ConSol

Startup voltada para a geração compartilhada de energia solar. Nosso objetivo é incentivar o uso desta energia limpa através da compra acessível deste modelo de geração de energia por meio de um consórcio compartilhado com outras empresas.

Participantes: Bianca Vieira (Acadêmica de Engenharia Elétrica), Fernando Luiz Schereider Filho (Acadêmico de Administração), Kauê Vieira Lunardelli, Joel Júnior, Gilson Lopes (Diplomado de Administração), Luana Balbinott Rodrigues (Acadêmica de Publicidade e Propaganda),Talia Miotto.

3º lugar

Equipe: Minha Vaga

Aplicativo que mostra as vagas de estacionamento disponíveis em sua cidade.

Participantes: Johnny Gonçalves Pessoli (Diplomado Ciências Contábeis), Samara Zarpelon (diplomada de Administração), Karen das Graças Drey (Diplomada Publicidade e Propaganda), Mauricio Correia (Diplomado Administração com ênfase em Comércio Exterior), Maria Rita Schazmann (Acadêmica de Administração), Gilmar Burlin Junior (Acadêmico de Ciências Contábeis), Franklin Crosby Perrony de Liz, Jorge Gabriel (Acadêmico de Publicidade e Propaganda).

Menção Honrosa

Equipe: Tá na mão

Aplicativo para dar assistência para universitários que desejam concorrer a bolsas de estudo, mas tem dificuldade em reunir e redigir os documentos necessários, exigidos pelo programa escolhido.

Participantes: Eloisa Cavalheiro, Franciele Dorneles (Acadêmica de Administração), Renato Lang (Acadêmico Design – Unoesc Videira), Alessandra Vogt, Vitoria de Castilho (Acadêmica de Medicina).

Xanxerê

Em Xanxerê, o Startup Weekend foi realizado pela primeira vez e superou as expectativas. As equipes premiadas também tiveram a participação de representantes da Unoesc.

1º lugar

Negócio: Duo LIBRAS

Solução para facilitar a comunicação com surdos em eventos, através de uma plataforma on-line para a transmissão de interpretação de libras em eventos.

Participantes:Marcos Ogliari (Acadêmico de Administração), Leonardo Tombini (Engenharia da Computação – Unoesc Chapecó), Jessiane Damian (médica veterinária do HV – Unoesc Xanxerê) e egressos de cursos de Pós-graduação.

2º lugar

Negócio Advance

Sistema de frenagem automatizada para cadeiras de rodas manuais evitando acidentes por perda de controle, totalmente adaptável, universal e de fácil instalação para cadeiras de rodas comercializadas no Brasil.

Participante: Carla Brunetto (Acadêmica de Design).

3º lugar

Negócio: InvesChildre

APP para educação financeira.
Participantes: Alan Canali Crispim e Bruno Antonio Fortunato (Acadêmicos de Administração), Eduardo Antonio Sirino (Acadêmico de Ciências Contábeis).

Menção Honrosa

Negócio: Connecteen

Participantes: Marcielle Gonçalves (Acadêmica de Ciências Contábeis), Jhenifer dos Santos (Acadêmica de Direito), Danny Elson Kufner (professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Unoesc Xaxim).