Página inicial O que acontece Acadêmicos se vestem de azul para lembrar Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Não categorizado Geral Pinhalzinho

Acadêmicos se vestem de azul para lembrar Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Unoesc, campus de Pinhalzinho, vestiram-se de azul, dia 2, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Os estudantes confeccionaram um folder informativo sobre o assunto e distribuíram em todas as salas de aulas do campus. A ação teve o objetivo de informar às pessoas sobre o autismo. […]


Acadêmicos do Curso de Psicologia da Unoesc, campus de Pinhalzinho, vestiram-se de azul, dia 2, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Os estudantes confeccionaram um folder informativo sobre o assunto e distribuíram em todas as salas de aulas do campus. A ação teve o objetivo de informar às pessoas sobre o autismo. A mesma atividade também foi desenvolvida pelo Curso de Psicologia de São Miguel do Oeste.

Segundo o coordenador do Curso, professor Álvaro Cielo Mahl, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar à população sobre os direitos das pessoas que têm a síndrome. Para marcar a data, diversos monumentos do País receberam a iluminação azul.

– O azul representa a síndrome, por ela ser mais comum em pessoas do sexo masculino – detalha o professor.

O autismo é uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo. O transtorno é reconhecido pelos sintomas que impedem ou dificultam o processo de entrada de uma criança na linguagem, pela comunicação e o laço social. Álvaro explica que a ausência da linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou adulto, em relação ao mundo que o rodeia.

A pessoa autista resiste a mudanças de rotinas, não se mistura com outras crianças na infância, não mantém contato visual, resiste ao aprendizado, às vezes é agressiva, apresenta modo e comportamento indiferente e arredio, gira objetos de maneira bizarra e peculiar, entre outras características.   

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.