Página inicial O que acontece Alimentação Saudável é tema de bate-papo com adolescentes em São Miguel do Oeste
Extensão Saúde Evento Geral São Miguel do Oeste

Alimentação Saudável é tema de bate-papo com adolescentes em São Miguel do Oeste


O Curso de Nutrição da Unoesc São Miguel do Oeste realizou uma palestra sobre alimentação saudável para os alunos da 1ª Série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Guilherme José Missen. Durante a apresentação, os alunos interagiram e participam de dinâmicas com as embalagens de rótulos e suas quantidades de sal e açúcar. A palestra teve como objetivo mostrar para os adolescentes a importância da alimentação saudável, como preparar os alimentos, quais os alimentos que devem ser evitados, os que precisam ser colocados na rotina alimentar e a importância de beber água, como explica a Coordenadora do Curso, professora Ligia Machado Prieto.

— O assunto discutido na palestra é visto por muitas pessoas como restrição da alimentação. No entanto, foram trabalhados com os alunos os 10 passos de uma Alimentação Adequada e Saudável, do Ministério da Saúde, que visa estimular o consumo dos alimentos de forma balanceada e prevenir doenças ocasionadas por uma alimentação de má qualidade. Os estudantes receberam informações que não é necessário restringir alimentos, mas sim ter equilíbrio no consumo — complementa Ligia.

A Coordenadora ressalta que alguns adolescentes não têm o hábito de consumir alimentos saudáveis em casa.

— É nesta hora que entra a escola com a educação alimentar, mostrando como essa prática pode evitar algumas patologias como: diabetes, colesterol elevado, hipertensão, desnutrição e até mesmo a obesidade, que apresenta alto índice no Brasil — reforça a profissional.

Também foram expostos diversos alimentos ricos em açúcar que podem ser trocados por frutas e hortaliças, que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, e auxiliam no funcionamento do organismo de forma adequada.

A diretora da unidade escolar, Fernanda Mazzochio, comenta a experiência.

— O momento proporcionado pelas professoras do Curso de Nutrição, por meio da palestra Alimentação Saudável, foi de extrema relevância para que nossos alunos fiquem atentos aos seus hábitos alimentares, fazendo assim escolhas conscientes em relação a alimentos nutritivos e saudáveis, consequentemente, buscando melhor qualidade de vida — relata Fernanda.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.