Alunos da especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho realizam visita técnica
Com o objetivo de agregar conhecimento, relacionando a teoria com a prática, os alunos do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizaram, no dia 25 de setembro, visita técnica à Barragem Barra das Águas, em Faxinal dos Guedes. A atividade foi organizada na disciplina de Proteção do Meio Ambiente, ministrada pelo professor […]
Publicado em 04/10/2021
Por ADM UNOESC

Com o objetivo de agregar conhecimento, relacionando a teoria com a prática, os alunos do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizaram, no dia 25 de setembro, visita técnica à Barragem Barra das Águas, em Faxinal dos Guedes.
A atividade foi organizada na disciplina de Proteção do Meio Ambiente, ministrada pelo professor Danny Elson Kufner, que destaca a importância de os alunos conhecerem um pouco mais da realidade que envolve o meio ambiente e segurança do trabalho.
— Tão importante quanto a parte teórica é a prática que podemos acompanhar com os alunos. A visita foi coordenada pelo engenheiro civil Fábio Rigatti, que acompanhou todo o processo de construção da Unidade e detalhou um pouco das etapas que envolveram meio ambiente e segurança do trabalho. Acredito ter sido de grande valia para todos os alunos do nosso Curso — comentou o professor.
Para a aluna Mariela Rigatti, conhecer o impacto de uma barragem, toda estrutura necessária para a sua construção, o entorno atingido, os métodos e estudos para implantação da obra, entre outros aspectos, agregou no conteúdo da disciplina de Proteção do Meio Ambiente.
— Recebemos informações sobre o local, capacidade energética, a preocupação em recuperar a fauna e a flora da área envolvida, as licenças ambientais necessárias e diversos outros fatores. Foi possível observar que a segurança do trabalho foi executada conforme normas, locais sinalizados corretamente com cores, placas e painéis, extintores bem sinalizados, os sistemas internos com suas travas de segurança e preocupação com o meio ambiente. Considerando os riscos de uma obra deste porte, observamos a importância da segurança do trabalho, do uso de equipamentos de proteção individual adequados para, acima de tudo, valorizar a vida de cada colaborador — relatou Mariela.
O aluno Carlo Antunes dos Santos relata que o conhecimento técnico/científico, recebido em sala de aula, é tão importante quanto aos contatos que se estabelecem e a troca de experiências quando da realização de visitas.
— Ver situações na prática é um diferencial e um fator de motivação para os mais jovens que estão entrando na área. Você conhece pessoas que atuam em áreas mais específicas, que mostram novas soluções, novos métodos, que serão parceiros e colegas de trabalho e, ainda, direcionam para novos horizontes. Parabenizo a Unoesc pela iniciativa, agradeço a oportunidade e que possamos ter outras experiências no Curso — finalizou Carlo.