Página inicial O que acontece Alunos da UMIX desenvolvem suas habilidades artísticas por meio da pintura de girassóis
Não categorizado Geral Xanxerê

Alunos da UMIX desenvolvem suas habilidades artísticas por meio da pintura de girassóis

Com propósito de proporcionar conhecimento sobre a origem da arte como um legado da produção artística da humanidade e a compreensão da inserção da arte no cotidiano de cada um, os alunos da Universidade da Melhor Idade de Xanxerê (Umix) tiveram, no mês de agosto, a disciplina de Artes. De acordo com a ministrante da […]


Com propósito de proporcionar conhecimento sobre a origem da arte como um legado da produção artística da humanidade e a compreensão da inserção da arte no cotidiano de cada um, os alunos da Universidade da Melhor Idade de Xanxerê (Umix) tiveram, no mês de agosto, a disciplina de Artes.

De acordo com a ministrante da disciplina, professora Sandra Abello, as atividades desenvolvidas permitiram observar a importância da expressão artística como forma de um fazer que expressa emoções, sentimentos e busca sentidos na percepção do entorno.

— Foi desafiador e ao mesmo tempo intrigante para este grupo de pessoas. Foram levados a compreender que a arte está em todo lugar, basta que a encontremos e que a vejamos com um olhar estético e apreciativo para potencializar e valorizar a produção humana no âmbito artístico — comentou a professora.

Este módulo buscou a ressignificação da arte na memória, no registro e na vida de cada um dos participantes, algo que poderia estar adormecido ou esquecido. Estudaram os períodos da história da arte, dentre eles o Barroco que se destacou na construção e na ornamentação das igrejas. Os alunos foram provocados a investigar nas suas comunidades a origem das igrejas e, a partir dessa pesquisa, puderam contar o seu envolvimento com as comunidades.

Outra atividade realizada foi conhecer algumas obras de arte e suas origens na humanidade, visualizando os estilos artísticos com suas características, principais artistas desde a antiguidade até a contemporaneidade e estudo da arte moderna, dentre eles o artista Vicent Van Gogh.

— Os alunos puderam apreciar a obra deste artista que culminou em uma pintura de girassóis – obra preferida de Van Gogh. Elaboraram um estudo sobre o tema e pintaram um quadro como exercício prático na disciplina. O desafio para alguns foi organizar elementos visuais em uma tela, pois era a primeira vez que realizavam tal atividade. O meu propósito foi incentivá-los a pintarem mais quadros, atividade que poderia ser muito prazerosa neste momento desafiador de suas vidas, que é fazer coisas diferentes, agradáveis e relaxantes — finalizou a professora Sandra.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.