Página inicial O que acontece Alunos da Universidade da Melhor Idade realizam a Feira do Empreendedor
Notícia Extensão Xanxerê

Alunos da Universidade da Melhor Idade realizam a Feira do Empreendedor

Integrando a disciplina de “Planejamento Financeiro e Pessoal”, ministrada pelo professor Plinio Antonio Silveira, os alunos da quarta turma da Universidade da Melhor Idade da Unoesc Xanxerê (Umix) realizaram a Feira do Empreendedor da Melhor Idade.

A atividade teve como objetivos desenvolver o planejamento financeiro (custos, despesas e lucro) e a realização do estudo de viabilidade, além de promover a interação com os colaboradores e demais discentes da Universidade.

Para a realização da feira, os grupos planejaram a ideia dos produtos e a forma (soltos ou embalados) como iriam destinar no momento da venda. A elaboração do produto podia ser feita pelos próprios alunos ou por terceiros, mas necessitava de análise de todo o custo que envolvia o produto escolhido, bem como estabelecer uma margem de lucro e determinar o preço de venda.

A feira, realizada em frente ao bloco B da Unoesc Xanxerê, reuniu os alunos expositores que apresentaram seus produtos e serviços, demonstrando o espírito empreendedor que transcende a idade. Desde artesanatos únicos e deliciosos quitutes caseiros, os empreendedores da Umix mostraram que têm potencial no mundo dos negócios.

Os alunos participantes da feira compartilharam suas experiências.

— Tudo é aprendizado, não importa a idade e a nossa faculdade está sendo demais. A nossa feira foi um sucesso. Obrigada a todos os professores e colegas da Umix — relatou Sônia Dagorti.

— O movimento da feira foi um aprendizado. Agradeço aos professores e colegas. Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. A Umix é mais um começo para mim — comentou Elza Ribeiro Candido.

— Ideias maravilhosas se transformam em momentos de sucesso, isto foi a feira da Umix. Formidável a ideia dos professores — pontuou Marlete da Silva.

— Nossa Feira do Empreendedor foi um sucesso graças ao incentivo dos professores e o esforço e a união dos colegas. Foi, sem dúvidas, muito gratificante — manifestou Leocadia Tereza Lewinki Garcia.

Para o professor Plinio, a Feira do Empreendedor é uma atividade muito enriquecedora para os alunos, pois permite que eles continuem aprendendo e desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente.

— Atividades como esta ajudam manter a mente e o corpo saudáveis na terceira idade. Com o aumento da expectativa de vida e a crescente conscientização de que a idade não impede a realização de sonhos e projetos, muitos idosos têm se destacado no mercado, abrindo negócios em diversos setores — finalizou o professor.