Página inicial O que acontece Alunos do Colégio Unoesc têm semana de vivências sobre inclusão
Colégios Não categorizado São Miguel do Oeste

Alunos do Colégio Unoesc têm semana de vivências sobre inclusão

Empatia, respeito e conscientização. Refletir sobre esses temas foram os objetivos das atividades realizadas na 1ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do Colégio Unoesc de Educação Inovadora, de São Miguel do Oeste. De 22 a 26 de agosto, foram realizadas diversas atividades com palestrantes e vivências com auxílio dos equipamentos dos […]

Empatia, respeito e conscientização. Refletir sobre esses temas foram os objetivos das atividades realizadas na 1ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do Colégio Unoesc de Educação Inovadora, de São Miguel do Oeste. De 22 a 26 de agosto, foram realizadas diversas atividades com palestrantes e vivências com auxílio dos equipamentos dos cursos de fisioterapia e educação física que simularam as deficiências, como: cadeira de rodas, óculos especial para bloquear a visão e bengala guia.

A Coordenadora Pedagógica, professora Elis Regina Frigeri, destaca a importância de abordar o tema com os alunos.

—  Trabalhar a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é de extrema importância, uma vez que a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas devem ser estimuladas e debatidas no âmbito escolar — reforça a coordenadora.

O Diretor do Colégio Unoesc, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, enfatiza que o colégio é um espaço oportuno para promover discussão, conhecimento, conscientização e desmistificações.

— O Colégio Unoesc de Educação Inovadora objetivou, com as inúmeras atividades realizadas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, construir e divulgar conhecimento coletivo sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como uma forma de contribuir para a transformação da realidade, favorecendo o respeito ao processo de inclusão e mostrando aos estudantes do colégio a importância do direito de pertencimento das pessoas com deficiência em todos os ambientes da sociedade. Sem sombra de dúvidas, trabalhar esse tema com nossos estudantes foi algo grandioso, pois observaram e vivenciaram inúmeras barreiras que a pessoa com deficiência precisa superar para, coletivamente, ter igualdade com as demais pessoas — salienta Chielle.

Os palestrantes da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foram a colaboradora da Secretaria Acadêmica da Unoesc, Maria Aparecida Dávila; o colaborador da Clínica Veterinária da Unoesc, Moisés Becker, ambos cadeirantes, e o locutor Alan Vitor Gallina, que é deficiente visual. A Direção do Colégio Unoesc agradeceu o empenho de todos na realização deste evento, em especial aos palestrantes que se disponibilizaram em contar suas histórias de superação e responderam aos questionamentos dos alunos.

Para saber mais sobre o Colégio Unoesc de Educação Inovadora, basta acessar  o Instagram e o Facebook: @colegiounoesc. Mais informações poderão ser obtidas também pelo telefone: (49) 3631-1034.