Página inicial O que acontece Alunos do PPGSPA e da Graduação em Medicina Veterinária realizam projeto de apoio ao Ensino Básico
Não categorizado Mestrado Xanxerê

O tema “Saúde Única”, que se refere à interconexão entre saúde humana, animal e ambiental, voltou a ser discutido, tendo em vista a importância e a necessidade de divulgação de informações acerca desse assunto e a Universidade entra como elo com as escolas. Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo levar o tema “Saúde Única” […]

Nesse contexto, esse projeto tem como objetivo levar o tema “Saúde Única” da Universidade para o Ensino Básico, promovendo a integração ensino-extensão, e entre níveis de educação: Ensino Básico, Graduação e Mestrado.

Assim, em 2022, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê e alunos do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA) elaboraram oficinas e materiais educativos com os temas: Saúde Única – Frango: do campo à sua mesa; Higiene e manipulação de alimentos; Mosquito e transmissão de doenças; e Doenças – Giardíase, Leptospirose, Toxoplasmose e Raiva.

Os alunos do Ensino Básico de duas escolas de Xanxerê visitaram o campus II da Unoesc Xanxerê, local onde as atividades foram realizadas. No dia 26 de setembro, 31 alunos do 4º ano do Colégio Expressivo participaram da atividade e, no dia 29 de setembro, 25 alunos do 4º ano da Escola Vista Alegre. Ainda, alunos da Graduação, vinculados a projeto de extensão comunitária, juntamente com o discente de Mestrado, visitaram, no dia 30 de novembro, a Escola Municipal Pequeno Trabalhador, onde foram realizadas atividades lúdicas sobre as mesmas temáticas, com a participação de aproximadamente 40 alunos do 4º e 5º anos.

Para o discente do Mestrado, Luiz Henrique Debortoli, interagir e contribuir com a comunidade é sempre um momento único.

— Compartilhar conhecimento acadêmico e científico, discutir novas ideias, desmistificar mitos e alertar a comunidade sobre os riscos de doenças zoonóticas é uma forma de gerar valor para a sociedade, apoiando na formação cultural de crianças e adolescentes — citou Luiz Henrique.

As professoras Giovana Camillo, Lilian Kolling Girardini e Simone Silveira, responsáveis pelo projeto, relataram que este contribuiu com o papel da Universidade em difundir o conhecimento através da extensão comunitária, além de desenvolver habilidades de comunicação e inter-relação pessoal nos alunos da Graduação, bem como divulgação de materiais didáticos para apoio aos professores e na estruturação de redes de cooperação entre Instituições de Ensino Básico e Superior.