Página inicial O que acontece Atuação interdisciplinar no enfrentamento à violência é tema de debate na Unoesc
Não categorizado Evento São Miguel do Oeste

Atuação interdisciplinar no enfrentamento à violência é tema de debate na Unoesc

Os Cursos de Psicologia, Direito, Enfermagem e Pedagogia da Unoesc, São Miguel do Oeste, debateram o tema sobre violência, no 1º Simpósio regional sobre a atuação interdisciplinar no enfrentamento de situações de violência, projeto conjunto dos cursos, aprovado pela FAPESC. O evento ocorreu de 17 a 21 de outubro, no Centro Cultural da Universidade, com […]


Os Cursos de Psicologia, Direito, Enfermagem e Pedagogia da Unoesc, São Miguel do Oeste, debateram o tema sobre violência, no 1º Simpósio regional sobre a atuação interdisciplinar no enfrentamento de situações de violência, projeto conjunto dos cursos, aprovado pela FAPESC. O evento ocorreu de 17 a 21 de outubro, no Centro Cultural da Universidade, com a participação de cerca de 300 pessoas. A coordenadora do Curso de Psicologia Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, destaca que ao longo da semana foram realizados diversos debates acerca de propostas voltadas ao enfrentamento das múltiplas formas de violência que tem expressão significativa no cenário regional, entre profissionais e estudantes de áreas distintas, mas complementares.

O evento contou com a participação de profissionais que atuam nas esferas da Educação, da Saúde, da Assistência Social e da Segurança Pública, além do público acadêmico (graduandos e pós-graduandos de Campus Universitários localizados na região). Além disso, contou com as presenças de pessoas que defendem pautas comunitárias, organizadores de associações e/ou movimentos sociais, que relataram suas experiências e histórias de vida.

Os eixos delimitados para nortear as atividades foram: Violência e Política: a cultura de ódio e suas implicações na vida pública; Violência e práticas educativas: qual o papel da educação no enfrentamento da violência; Violência doméstica: possibilidades de articulação da rede de proteção social para o atendimento desta demanda; Violência no contexto da saúde: estratégias de intervenção e cuidado; e  Violência cotidiana: reflexões sobre processos de resistência e emancipação. 

— Esse Simpósio foi fundamental para entendermos a rede de proteção e de como se dá o enfrentamento à violência na região Extremo-Oeste de Santa Catarina, além de entender o trabalho interdisciplinar e compreender quais são as dificuldades que a população está vivenciando. Entender a garantia de direitos e as políticas públicas existentes e quais são seus papéis na área das violências — reassalta Lisandra.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.