Página inicial O que acontece Atualização da Proposta Curricular de SC: inscrições até sexta
Não categorizado

Atualização da Proposta Curricular de SC: inscrições até sexta

Encerra na sexta-feira, dia 28, o prazo de inscrição para quem deseja participar do Ciclo de Formação para Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. Educadores das redes pública e privada, professores das instituições de educação superior, das Gerências Regionais de Educação e especialistas em educação especial podem se inscrever. Os alunos também podem participar […]


Encerra na sexta-feira, dia 28, o prazo de inscrição para quem deseja participar do Ciclo de Formação para Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. Educadores das redes pública e privada, professores das instituições de educação superior, das Gerências Regionais de Educação e especialistas em educação especial podem se inscrever. Os alunos também podem participar cadastrando-se na plataforma para assistir as webconferências e palestras, ler os documentos e enviar sugestões pela plataforma.

No ato da inscrição, no site www.propostacurricular.sed.sc.gov.br, os profissionais podem escolher entre as duas formas de participação: uma para o Grupo de Produção, que vai atuar em encontros presenciais, e a outra, como contribuintes do texto final da Proposta.

O assunto foi debatido em encontros realizados na semana passada na Unoesc Joaçaba, na Unoesc Xanxerê e na Unoesc São Miguel do Oeste, com a presença do diretor de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin. Conforme divulgado pela Secretaria de Estado, o trabalho prevê a produção de cadernos curriculares, com abordagens transversais e interdisciplinares, além da distribuição dos documentos elaborados pelos educadores a todas as escolas de Santa Catarina.

O ciclo envolverá cinco webconferências e cinco seminários presenciais para debater quatro temáticas a serem consideradas na atualização da proposta curricular: interlocução das diretrizes curriculares nacionais para Educação Básica com a Proposta Curricular Catarinense; direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na Educação Básica e os elementos estruturantes das áreas do conhecimento; conteúdos necessários à elaboração dos conceitos para cada etapa de desenvolvimento da formação básica; temáticas da diversidade integradas às áreas do conhecimento numa dimensão interdisciplinar e contextualizada.

O ciclo de formação é realizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), instituições de educação superior, Associação das Mantenedoras das Escolas Privadas, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

A Proposta Curricular

A Proposta Curricular de Santa Catarina é um documento que visa a nortear a prática pedagógica dos educadores. Foi publicada pela primeira vez em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões que buscam o aprofundamento de seus pressupostos teórico-metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica. Com a homologação as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas à diversidade – que contemplam novas temáticas como educação do campo, especial, ambiental, educação para as relações étnico-raciais, quilombolas e indígena – faz-se necessário agregar essas novas demandas à proposta catarinense.

Uniedu e Proesde

As reuniões realizadas em Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste também abordaram o Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior de Santa Catarina (Uniedu) e o Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional (Proesde).

O Uniedu tem o objetivo de dar unidade aos programas de bolsas de estudo executados pela Secretaria de Estado da Educação. Todos os estudantes de graduação que desejam concorrer a bolsas de estudo e de pesquisa financiadas com recursos do Governo do Estado precisam se cadastrar no programa até o dia 10 de março, acessando o site www.uniedu.sed.sc.gov.br.

O Proesde é um programa que integra o Uniedu e pretende contemplar estudantes universitários de todos os municípios, matriculados em cursos considerados prioritários para o desenvolvimento de cada região. Além de receber a bolsa de estudo no valor de 70% da mensalidade da graduação, os alunos contemplados participarão gratuitamente de um curso de extensão sobre Desenvolvimento Regional.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.