Página inicial O que acontece Audiolivro Rio Inventado é lançado na região
Não categorizado Cultura

Audiolivro Rio Inventado é lançado na região

O projeto Rio Inventado, de autoria de Rita Socreppa Baratieri, cuja obra literária foi publicada pela Editora Unoesc, circulou no mês de março, incluindo o lançamento do audiolivro com narração de Jqueline Silveira, Edição Artur Lunardi, e Trilha musical André Luiz.  Primeiramente, o Rio Inventado foi apesentado no Espaço de Arte Morada da Floresta, em Joaçaba. Depois, […]


O projeto Rio Inventado, de autoria de Rita Socreppa Baratieri, cuja obra literária foi publicada pela Editora Unoesc, circulou no mês de março, incluindo o lançamento do audiolivro com narração de Jqueline Silveira, Edição Artur Lunardi, e Trilha musical André Luiz. 

Primeiramente, o Rio Inventado foi apesentado no Espaço de Arte Morada da Floresta, em Joaçaba. Depois, em duas escolas no município de Vargem, a Escola Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing e a Escola Estadual Deputado Augusto Bresola, onde Rita e seu projeto foram recepcionados pelos estudantes.  

Na sequência, São José do Cerrito. Com apoio da Secretária de Educação, foram realizados dois eventos na cidade. O primeiro ocrreu no período da manhã, na Ponte do Canoas, lugar de nascimento da escritora. No período da tarde, o audiolivro Rio Inventado foi apresentado aos estudantes da Escola Básica Mauro Gonçalves e para toda a comunidade.  

Após os lançamentos aconteceram duas rodas de conversa com contadores de causo, rezadores, bordadeiras, pescadores, lideranças da comunidade, reverenciando o espaço da escuta e valorizando o patrimônio imaterial do povo ribeirinho.  Projeto Rio Inventado em áudio, foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021– executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Imagine, a infância do menino Aguado com poderes poéticos que permite a gente, “pôr o rio no bolso, dobrar e colocá-lo debaixo do braço”. Íntimo que é das águas, ele lança suas dúvidas e perplexidades de menino em estado de descoberta do mundo. Lá na beira daquele rio existiu a negra, lavadeiras cheia de cantos e histórias.

Rita de Cassia Socrepa Baratieri, nasceu 1967, à beira do Rio Canoas, em São José do Cerrito/SC. Escritora, educadora, contadora de histórias, produtora cultural pela Tendarte Cia de Joaçaba. Atua com pesquisa, narrativas artísticas desde a oralidade a publicação de livros.

*Com informações Ascom Projeto Rio Inventado.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.