Página inicial O que acontece Aula Magna reúne os cursos de Direito e Psicologia
Não categorizado Palestra Videira

Aula Magna reúne os cursos de Direito e Psicologia

Na noite de 25 de julho os cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Videira realizaram a Aula Magna de abertura do segundo semestre, com a temática “Homens Autores de Violência: aspectos legais, psicossociais e interventivos”. O evento foi conduzido pelo prof. Dr. Adriano Beiras, coordenador do Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal […]

Na noite de 25 de julho os cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Videira realizaram a Aula Magna de abertura do segundo semestre, com a temática “Homens Autores de Violência: aspectos legais, psicossociais e interventivos”. O evento foi conduzido pelo prof. Dr. Adriano Beiras, coordenador do Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O professor atua no campo da Psicologia Jurídica e possui práticas de pesquisa e extensão na interface da psicologia com o direito.

Segundo o palestrante, no ano de 2020 foi promulgada uma alteração em um dos artigos da Lei Maria da Penha (Lei 13.984/2020, com data de 3 de abril de 2020), a qual indica que o juiz pode obrigar, dentre as diversas medidas protetivas já existentes na Lei Maria da Penha, o comparecimento do autor de violência a grupos de recuperação e reeducação e a acompanhamento psicossocial grupal ou individual.

— Existe uma necessidade imperiosa no desenvolvimento de grupos de reflexão e outras iniciativas complementares com homens autores de violência, que possam auxiliar em rede as ações e políticas governamentais e, principalmente, reduzir a lógica da masculinidade agressiva socialmente legitimada, presente na cultura — pontua o prof. Adriano Beiras.

Durante o período vespertino, o professor teve agenda na Unoesc de Videira, sendo recebido pela Diretora-Geral, Dra. Carla Fabiana Cazella, seguida de reunião com o coordenador do curso de Psicologia de Videira, prof. Dr. Adriano Schlosser, que apresentou o funcionamento do curso e suas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação.

De acordo com o coordenador do curso, professor Adriano Schlösser, a parceria interinstitucional entre os Departamentos de Psicologia da UFSC e da Unoesc enriquece a formação de ambas as Universidades, permitindo o estreitamento de laços no campo da pesquisa e extensão universitária. Atualmente, ambos os cursos realizaram uma pesquisa conjunta, financiada pela Fapesc e CNPq, fazendo um mapeamento do feminicídio em Santa Catarina.