Página inicial O que acontece Aula Magna reúne os cursos de Direito e Psicologia
Não categorizado Palestra Videira

Aula Magna reúne os cursos de Direito e Psicologia

Na noite de 25 de julho os cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Videira realizaram a Aula Magna de abertura do segundo semestre, com a temática “Homens Autores de Violência: aspectos legais, psicossociais e interventivos”. O evento foi conduzido pelo prof. Dr. Adriano Beiras, coordenador do Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal […]


Na noite de 25 de julho os cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Videira realizaram a Aula Magna de abertura do segundo semestre, com a temática “Homens Autores de Violência: aspectos legais, psicossociais e interventivos”. O evento foi conduzido pelo prof. Dr. Adriano Beiras, coordenador do Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O professor atua no campo da Psicologia Jurídica e possui práticas de pesquisa e extensão na interface da psicologia com o direito.

Segundo o palestrante, no ano de 2020 foi promulgada uma alteração em um dos artigos da Lei Maria da Penha (Lei 13.984/2020, com data de 3 de abril de 2020), a qual indica que o juiz pode obrigar, dentre as diversas medidas protetivas já existentes na Lei Maria da Penha, o comparecimento do autor de violência a grupos de recuperação e reeducação e a acompanhamento psicossocial grupal ou individual.

— Existe uma necessidade imperiosa no desenvolvimento de grupos de reflexão e outras iniciativas complementares com homens autores de violência, que possam auxiliar em rede as ações e políticas governamentais e, principalmente, reduzir a lógica da masculinidade agressiva socialmente legitimada, presente na cultura — pontua o prof. Adriano Beiras.

Durante o período vespertino, o professor teve agenda na Unoesc de Videira, sendo recebido pela Diretora-Geral, Dra. Carla Fabiana Cazella, seguida de reunião com o coordenador do curso de Psicologia de Videira, prof. Dr. Adriano Schlosser, que apresentou o funcionamento do curso e suas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação.

De acordo com o coordenador do curso, professor Adriano Schlösser, a parceria interinstitucional entre os Departamentos de Psicologia da UFSC e da Unoesc enriquece a formação de ambas as Universidades, permitindo o estreitamento de laços no campo da pesquisa e extensão universitária. Atualmente, ambos os cursos realizaram uma pesquisa conjunta, financiada pela Fapesc e CNPq, fazendo um mapeamento do feminicídio em Santa Catarina.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.