Bolsistas do Proesde da Unoesc revitalizam ônibus em Campo Erê
Os acadêmicos da Unoesc que recebem Bolsas de Estudos, por meio do Programa de Educação Superior, para o Desenvolvimento Regional (Proesde), realizam a revitalização de um ônibus utilizado como Biblioteca Brinquedoteca Itinerante no município de Campo Erê. A ação faz parte do Projeto “Mãos Que Ajudam: Proesde Transformando Realidades”, em parceria com a Secretaria de […]
Publicado em 16/11/2022
Por ADM UNOESC

Os acadêmicos da Unoesc que recebem Bolsas de Estudos, por meio do Programa de Educação Superior, para o Desenvolvimento Regional (Proesde), realizam a revitalização de um ônibus utilizado como Biblioteca Brinquedoteca Itinerante no município de Campo Erê. A ação faz parte do Projeto “Mãos Que Ajudam: Proesde Transformando Realidades”, em parceria com a Secretaria de Educação.
De acordo com aas coordenadoras do Proesde, Marisete Camini e Eliane Maria De Carli, os acadêmicos realizaram a limpeza interna e externa do ônibus; pintura externa e interna, organização interna com a colocação de tatames, mesas, pufs, almofadas, além da doação de livros e brinquedos.
— As ações realizadas partem de uma idealização e se materializam com as ações desenvolvidas. O Proesde cumpre com sua função social para além do financiamento, ou seja, possibilita que os estudantes bolsistas retribuam o investimento recebido para seus estudos, favorecendo a necessária mobilização para a mudança da sociedade — explica Marisete.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Rozangela Moccellini, destacou a importância da parceria.
— Os estudantes e o Proesde estão de parabéns, pois deram uma importante contribuição como contrapartida para sociedade e, por consequência, ajudaram-nos a manter este importante projeto de educação e estímulo à leitura aqui em Campo Erê — afirmou a secretária.
A acadêmica do Curso de Farmácia, Cassiane Philipsen, comenta que, além da experiência de transformar um ônibus em uma biblioteca, customizando o seu interior e seu exterior, o grupo também teve a experiência de trabalhar em conjunto com acadêmicos de diversos cursos e campus da Unoesc, em que houve uma grande integração e troca de experiências.
— A realização prática do projeto de intervenção “Mãos Que Ajudam” nos levou a uma atividade diferente do que estamos acostumados. Poder proporcionar a crianças e adolescentes uma oportunidade de educação e lazer nos motivou a realizar com todo cuidado e carinho cada detalhe da biblioteca itinerante — comemora Cassiane.