Página inicial O que acontece Bolsistas do Proesde da Unoesc revitalizam ônibus em Campo Erê
Graduação Bolsas de Estudo São Miguel do Oeste

Bolsistas do Proesde da Unoesc revitalizam ônibus em Campo Erê

Os acadêmicos da Unoesc que recebem Bolsas de Estudos, por meio do Programa de Educação Superior, para o Desenvolvimento Regional (Proesde), realizam a revitalização de um ônibus utilizado como Biblioteca Brinquedoteca Itinerante no município de Campo Erê. A ação faz parte do Projeto “Mãos Que Ajudam: Proesde Transformando Realidades”, em parceria com a Secretaria de […]


Os acadêmicos da Unoesc que recebem Bolsas de Estudos, por meio do Programa de Educação Superior, para o Desenvolvimento Regional (Proesde), realizam a revitalização de um ônibus utilizado como Biblioteca Brinquedoteca Itinerante no município de Campo Erê. A ação faz parte do Projeto “Mãos Que Ajudam: Proesde Transformando Realidades”, em parceria com a Secretaria de Educação.

De acordo com aas coordenadoras do Proesde, Marisete Camini e Eliane Maria De Carli, os acadêmicos realizaram a limpeza interna e externa do ônibus; pintura externa e interna, organização interna com a colocação de tatames, mesas, pufs, almofadas, além da doação de livros e brinquedos. 

— As ações realizadas partem de uma idealização e se materializam com as ações desenvolvidas. O Proesde cumpre com sua função social para além do financiamento, ou seja, possibilita que os estudantes bolsistas retribuam o investimento recebido para seus estudos, favorecendo a necessária mobilização para a mudança da sociedade — explica Marisete.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Rozangela Moccellini, destacou a importância da parceria.

— Os estudantes e o Proesde estão de parabéns, pois deram uma importante contribuição como contrapartida para sociedade e, por consequência, ajudaram-nos a manter este importante projeto de educação e estímulo à leitura aqui em Campo Erê —  afirmou a secretária.

A acadêmica do Curso de Farmácia, Cassiane Philipsen, comenta que, além da experiência de transformar um ônibus em uma biblioteca, customizando o seu interior e seu exterior, o grupo também teve a experiência de trabalhar em conjunto com acadêmicos de diversos cursos e campus da Unoesc, em que houve uma grande integração e troca de experiências.

— A realização prática do projeto de intervenção “Mãos Que Ajudam” nos levou a uma atividade diferente do que estamos acostumados. Poder proporcionar a crianças e adolescentes uma oportunidade de educação e lazer nos motivou a realizar com todo cuidado e carinho cada detalhe da biblioteca itinerante — comemora Cassiane.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.