Página inicial O que acontece Bombeiros de Videira participam de palestra sobre Saúde Mental
Não categorizado Extensão Videira

Bombeiros de Videira participam de palestra sobre Saúde Mental

A Unoesc Videira, por meio do curso de Psicologia, realizou na quarta-feira, 17, uma palestra sobre Saúde Física e Mental, para Soldados do Corpo de Bombeiros de Videira e demais integrantes da corporação. O encontro, realizado no período noturno, no auditório da Universidade, foi mediado pelo professor Doutor em Psicologia, Adriano Schlosser. O trabalho de […]

O trabalho de formação para esse grupo de profissionais, segundo o professor, teve por finalidade oferecer e oportunizar instrumentos, para que eles possam entender o que é saúde mental, identificar demandas de ansiedade, estresse e de outras questões psicológicas, que vivenciam no cotidiano, para que aprendam a fazer um manejo adequado, visando melhorar a qualidade de vida e de trabalho.

— Frente a isso, as atividades de formação em saúde mental são essenciais para instrumentalizar estes profissionais a lidarem de forma assertiva, sem causar impactos significativos em sua saúde mental, a partir do desenvolvimento de resiliência, regulação emocional, gerenciamento de estresse e manejo da ansiedade — assegura.

Conforme Adriano Schlosser, são profissionais que trabalham diuturnamente com desastres, acidentes de toda a natureza, sinistros, resgates de pessoas em situação de perigo e lidam com o sofrimento humano durante todo o tempo em que estão no trabalho.

— Isso impacta diretamente na qualidade de vida, e se não forem orientados a gerenciar adequadamente as suas emoções e dimensões psicológicas, vão ter futuramente muitos comprometimentos em se tratando de sofrimento psicológico. Nós, do curso de Psicologia da Unoesc, procuramos na medida do possível, atuar de forma preventiva em favor desses profissionais — garantiu.

Já o sargento do Corpo de Bombeiros, Giomar Silva, considera que esse tipo de apoio dado pela Universidade vem contribuir para o fortalecimento de toda a equipe, oportunizando estímulo que melhora a qualidade de vida no trabalho e no próprio núcleo familiar.

— Isso é uma forma de investir no potencial humano. A saúde emocional é fundamental para desenvolvermos nosso trabalho com qualidade. Quando estamos bem psicologicamente, tudo o que está ao nosso redor também é beneficiado. A família, nós enquanto profissionais e, principalmente, as pessoas que dependem do nosso trabalho, o cidadão.

Ao final do encontro, foi aberto espaço para perguntas, discussões e direcionamentos em torno do assunto debatido.

Além da palestra, a parceria firmada entre as instituições, o curso de Psicologia vem desenvolvendo outras atividades, inclusive com acadêmicos atuando como estagiários nos trabalhos internos do Corpo de Bombeiro.