Página inicial O que acontece Capacitação e atualização profissional são tema da 4ª Semana de Estudos Farmacêuticos na Unoesc São Miguel do Oeste
Evento Extensão Palestra Saúde Não categorizado Notícia São Miguel do Oeste

Capacitação e atualização profissional são tema da 4ª Semana de Estudos Farmacêuticos na Unoesc São Miguel do Oeste

O Curso de Farmácia, da Unoesc de São Miguel do Oeste, promoveu com sucesso a 4ª Semana de Estudos Farmacêuticos. A iniciativa recebeu participação expressiva dos alunos com atividades programadas nos turnos matutino e noturno. A semana de estudos contou com a palestra do professor Tiago Mateus de Andrade Vidigal, abordando análises biológicas, incluindo técnicas […]


O Curso de Farmácia, da Unoesc de São Miguel do Oeste, promoveu com sucesso a 4ª Semana de Estudos Farmacêuticos. A iniciativa recebeu participação expressiva dos alunos com atividades programadas nos turnos matutino e noturno.

A semana de estudos contou com a palestra do professor Tiago Mateus de Andrade Vidigal, abordando análises biológicas, incluindo técnicas de identificação por DNA e outros métodos forenses. O foco estava na relevância do papel do farmacêutico nas perícias das Polícias Científicas. A pesquisadora Luciana de Oliveira Adolpho, do Instituto Federal Farroupilha, do Rio Grande do Sul, trouxe insights sobre plantas medicinais e extrações de óleos essenciais.

Já o professor Alexandre Tiburski Neto explanou sobre análises químicas e investigações químicas relacionadas ao serviço do farmacêutico nas Polícias Científicas e na Polícia Federal. Os militares do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina compartilharam conhecimentos em palestras e treinamentos voltados para atendimentos de urgência e emergência que um farmacêutico pode realizar, até a chegada de equipes de resgate, e encaminhamento para unidades e ambulatórios de pronto atendimento.

Em uma perspectiva diferenciada, a farmacêutica Scheila Marcon, da Penitenciária Sul, de Criciúma, discutiu a importância e o trabalho do farmacêutico no sistema prisional. Ela compartilhou aspectos que distinguem essa área de atuação das demais, tradicionalmente, exercidas pelos profissionais farmacêuticos.

O Coordenador do Curso de Farmácia, professor Everton Boff, enfatizou que a Semana de Estudos Farmacêuticos proporcionou uma diversificação de temas para a preparação dos futuros profissionais.

— Eventos dessa magnitude proporcionam a diversificação para algumas temáticas, que precisam ser conhecidas pelos estudantes, devido a enorme possibilidade de atuações que o profissional formado possui. Já em outros temas, é proporcionado o aprofundamento de assuntos que exigem um empenho maior e com mais foco do profissional que pretende seguir em determinada área — reforça Boff.

O estudante, Felipe Dreifke, compartilhou sua visão sobre o evento, afirmando que os tópicos discutidos e estudados complementam de maneira significativa os aprendizados da sala de aula.

— Essa experiência contribui para uma atuação competente e destaca os graduados no competitivo mercado de trabalho — comenta Dreifke.

A 4ª Semana de Estudos Farmacêuticos da Unoesc São Miguel do Oeste ressaltou a importância da atualização constante e da diversificação de conhecimentos para o sucesso na carreira.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.