Ciência da Computação da Unoesc Videira recebe conceito 4 em visita do MEC
O curso de Ciência da Computação da Unoesc Videira recebeu conceito 4 da Comissão de Avaliação Externa do Ministério da Educação (MEC). O trabalho de verificação in loco foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro e teve como destaques apontados pelos avaliadores, o perfil dos acadêmicos, projetos de extensão e pesquisa, metodologia, setores de apoio e coordenação, qualificação do corpo docente, […]
Publicado em 11/12/2018
Por ADM UNOESC

O curso de Ciência da Computação da Unoesc Videira recebeu conceito 4 da Comissão de Avaliação Externa do Ministério da Educação (MEC).
O trabalho de verificação in loco foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro e teve como destaques apontados pelos avaliadores, o perfil dos acadêmicos, projetos de extensão e pesquisa, metodologia, setores de apoio e coordenação, qualificação do corpo docente, publicações, infraestrutura da universidade e perfil dos diplomados, entre outros inúmeros itens avaliados com o mesmo rigor com que avaliam qualquer universidade pública ou privada do Brasil.
O conceito 4, numa escala que vai de 0 a 5, segundo o professor e coordenador do curso, Fabiano de Oliveira Wonzoski, reflete a seriedade do trabalho e o comprometimento da universidade em relação à qualidade do ensino colocado à disposição dos acadêmicos.
— Esse conceito nos certifica de que estamos no caminho certo, mas precisamos focar em estratégias diferentes para atender a nova geração e acompanhar as demandas. O processo educacional vem mudando e precisamos melhorar ainda mais para que o curso alcance a nota máxima —, reforçou Wonzoski.
O curso, implantado em Videira no ano de 1994, possui alta empregabilidade e já formou mais de 300 profissionais, sendo que muitos atuam em carreiras de grande sucesso em várias regiões brasileiras, além de inúmeros países. Egressos de Ciência da Computação de Videira encontram-se trabalhando ou estudando nos EUA, Alemanha, Dinamarca, e Austrália.
— Isso comprova a excelência do curso. Daqui, o profissional sai com uma formação sólida e embasamento teórico e prático. Mesmo assim, durante a Avaliação, a comissão fez alguns apontamentos com sugestões que na visão deles, ainda são passíveis de melhorias. Assim, já estamos nos planejando para fazer as adequações necessárias— ressaltou o coordenador.
Quanto aos critérios usados para avaliação, Wonzoski reiterou que são instrumentos padrões elaborados pelo MEC e utilizados para todas as universidades inseridas no Sistema Federal de Educação.
— O conceito 4, que na escala avaliativa vai até o máximo de 5, comprova o trabalho sério, ético e responsável que realizamos. Cerca de 90 itens foram analisados numa avaliação criteriosa e podemos comemorar o resultado, fruto do trabalho do colegiado de professores e alunos, direção, corpo técnico-administrativo e, principalmente, nossos acadêmicos do curso de Ciência da Computação, empenhados em realizar sempre o melhor — garante o diretor de Graduação e PPGE, Gilson Luiz Leidens.
Outro fato importante destacado pelo diretor de Graduação é o grande número de egressos deste curso que acessam mestrado e doutorado em universidades nacionais e internacionais, comprovando o compromisso com a qualidade e a seriedade do trabalho.
O CURSO
O curso possibilita ao aluno o contato direto com o que há de mais moderno quando o assunto é informática. O profissional formado desenvolve softwares e aplicativos, cria soluções empresariais, gerencia equipes de trabalho, presta assistência aos usuários e assegura o funcionamento de redes de computadores e internet. O aluno formado na Unoesc, ainda sai da universidade apto a trabalhar com desenvolvimento web, jogos e sistemas virtuais.
MERCADO DE TRABALHO DO FORMADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Estudar na Unoesc é se preparar para trabalhar em diversos setores da economia mundial. As diferentes possibilidades de trabalho permitem que o aluno formado possa atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte. Entre os caminhos que o profissional pode seguir estão o planejamento, desenvolvimento e análise de projetos eletrônicos, de hardware e software, aplicativos e dispositivos móveis e de internet. O profissional formado também pode atuar como colaborador em empresas de tecnologia da informação ou ser dono do seu próprio negócio.