Página inicial O que acontece Comitê Rio do Peixe realizou seminário na Unoesc Videira
Não categorizado Videira

Comitê Rio do Peixe realizou seminário na Unoesc Videira

Nesta quarta-feira, o Comitê Rio do Peixe e a Unoesc Videira realizaram o IV Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. O evento teve duas palestras e um público formado pelos membros do comitê que engloba vários municípios banhados pelo Rio do Peixe, desde Calmon até Piratuba. Também marcaram presença estudantes, […]

Nesta quarta-feira, o Comitê Rio do Peixe e a Unoesc Videira realizaram o IV Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. O evento teve duas palestras e um público formado pelos membros do comitê que engloba vários municípios banhados pelo Rio do Peixe, desde Calmon até Piratuba. Também marcaram presença estudantes, comunidade em geral, usuários de água  e principalmente, o poder público através da Casan e empresas municipais   responsáveis  pela distribuição e abastecimento de água  em seus municípios.

A primeira palestra foi ministrada pela dra Andrea R. B.C Lopes e teve como tema Recursos Hídricos e uso da terra na bacia do Rio do Peixe, mapeamento das áreas de vulnerabilidade e risco de contaminação do sistema Aquífero Serra Geral.  Num segundo momento, foi realizado o lançamento da nova logomarca do Comitê Rio do Peixe. O evento foi finalizado com palestra da dra Beate Frank, com a proposta da discussão sobre a Visão Sistêmica  na Gestão.

O encontro, segundo Ricardo Marcelo de Menezes, presidente  do Comitê  do  Rio do Peixe, foi bastante produtivo e serviu também para apresentação dos resultados  alcançados em 2013 e propor  ações  para  2014.

— Para este ano,  a principal meta  do comitê é dar início junto à Secretaria  de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina ao plano de bacia. Esse documento é essencial para  conhecer  as nossas fragilidades  e  necessidades e partir da realidade constatada, e saber que tipo de ações precisam ser  desencadeadas—, respaldou Menezes.

Ricardo Menezes afirma que o comitê vem trabalhando ainda no sentido de  chegar até a comunidade, buscar maior aproximação e mostrar o papel social que seus membros  vêm desenvolvendo e, dessa forma, buscar maior apoio em toda região de atuação, não somente do poder público, mas de toda  a sociedade.

—Sentidos uma sensível melhora, mas precisamos ainda maior engajamento,  principalmente do setor produtivo e poder público para construir metodologia e gestão adequadas às necessidades  de desenvolvimento econômico e social, assim como a preservação desses recursos para futuramente termos água disponível para desenvolver  as  necessidades econômicas e humanas— finalizou.

O Comitê

O Comitê Rio do Peixe foi criado em 2001, atendendo à determinação da Lei Federal nº 9.433, que fundamenta a Política Nacional de Recursos Hídricos. Trata-se de um órgão colegiado com representantes de usuários da água (40% dos integrantes), dos governos municipais, estadual e federal (no máximo 20% dos integrantes) e da sociedade civil organizada (40%).

Suas funções são deliberativas, sendo suas principais atribuições arbitrar conflitos de usos e usuários; debater a integração das políticas públicas; debater o plano de usos e o estabelecimento de estratégiaspara conservação, recuperação e regulação dos recursos hídricos; definir critérios para a regulação e cobrança da água.

O Comitê Rio do Peixe tem 50 integrantes, representantes de entidades e usuários de uma região que compreende 27 municípios.

Em Santa Catarina, há 16 comitês semelhantes ao Comitê Rio do Peixe.