Página inicial O que acontece Consultor da SCMS apresentou projetos para acadêmicos de Design
Não categorizado Geral Videira

Consultor da SCMS apresentou projetos para acadêmicos de Design

O consultor criativo, Jackson Araújo, apresentou na noite de ontem, 27, o projeto do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) aos acadêmicos de Design da Unoesc em Videira. Ele reuniu no Salão Nobre os acadêmicos e professores para palestra que objetivou instigar nos estudantes o interesse pela apresentação de projetos criativos com vistas à participação […]


O consultor criativo, Jackson Araújo, apresentou na noite de ontem, 27, o projeto do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) aos acadêmicos de Design da Unoesc em Videira. Ele reuniu no Salão Nobre os acadêmicos e professores para palestra que objetivou instigar nos estudantes o interesse pela apresentação de projetos criativos com vistas à participação nas ações da SCMC que busca talentos na área do Design em todo o estado de Santa Catarina.

A intenção da visita, segundo Jackson Araújo, foi mostrar aos participantes do encontro, que existe espaço para  seus talentos através da  criação de produtos e serviços inovadores que atendam  às necessidades do cotidiano de uma maneira prática e agradável.

O Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 a partir da inquietação de um grupo de empresários da região do Vale do Itajaí que, analisando a realidade do mercado catarinense, entendeu que o Estado sempre foi reconhecido nacionalmente por sua qualidade produtiva e variedade de produção têxtil, contudo, precisava de uma transformação para que passasse a entregar produtos com inovação e design.

 A grande questão consistia em ‘como dar início a esse processo de transformação?’ Interagir com as instituições de ensino para buscar, capacitar e formar novos profissionais no Estado tornou-se um forte objetivo do SCMC.

 Nos primeiros anos do projeto, os alunos selecionados vinham para dentro das empresas associadas vivenciarem o cotidiano industrial, o que complementava a fundamentação teórica que obtinham em sala de aula. O objetivo era trazer para as empresas uma proposta de novos conceitos para uma coleção experimental que era desenvolvida com as matérias-primas de cada empresa e, ao final, era apresentada em desfiles num grande evento que encerrava o ciclo de uma edição.

Paralelo a isso, o projeto oferece às empresas associadas diversos produtos que vão de cursos de capacitação a encontros de debates, passando por palestras, workshops, visitas multissetoriais, entre outros.

Hoje o projeto tem em seu quadro de associados 21 empresas: Altenburg, Audaces, Brix Jeans, Cia Hering, Círculo, Dalila Têxtil, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Hoepcke Bordados, Karsten, Kyly, Lancaster, Marisol, Modus.org, Oceano, Printbag, Tecnoblu e Von der Volke. Todas são empresas catarinenses. Além disso, o SCMC conta com o apoio de alguns parceiros estratégicos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.