Página inicial O que acontece Curso de Desenvolvimento Regional tem início em todo o Estado
Não categorizado Extensão

Curso de Desenvolvimento Regional tem início em todo o Estado

Teve início no último sábado o curso de extensão em Desenvolvimento Regional que integra o Programa de Desenvolvimento Regional (Proesde), do Governo do Estado. A aula inaugural teve a presença dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo, e foi transmitida por webconferência para todas as […]

Teve início no último sábado o curso de extensão em Desenvolvimento Regional que integra o Programa de Desenvolvimento Regional (Proesde), do Governo do Estado. A aula inaugural teve a presença dos secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo, e foi transmitida por webconferência para todas as regiões do Estado onde o programa é realizado com a parceria de instituições comunitárias de ensino superior, como a Unoesc.

Em todo o Estado, o curso envolverá 1,1 mil estudantes de graduação. Na Unoesc, são 162 acadêmicos participantes, provenientes de 65 municípios que integram as regiões das SDRs de Campos Novos, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.

O curso é gratuito e se estenderá até dezembro deste ano, com aulas aos sábados, totalizando 200 horas aulas. Abordará conteúdos como desenvolvimento e economia regional, ambientes e recursos naturais, gestão social, empreendedorismo, cultura e educação, estratégias para geração de emprego e renda, planejamento estratégico participativo, captação de recursos e gestão de projetos de desenvolvimento.

O objetivo do programa é contextualizar a atuação profissional levando em conta o desenvolvimento regional sustentável e formar profissionais capazes de contribuir para essa finalidade.

– Os estudantes poderão desenvolver um conjunto de atividades de extensão voltadas à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico da região – destaca o diretor de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin, que também acompanhou a aula inaugural.

– O estudante, além de estar na sua área específica, vai passar a ter a visão de que, dentro de qualquer atividade, tem que pensar a comunidade como um todo – comentou a gerente regional de Educação de Joaçaba, Maria Carlesso Doré, que acompanhou a aula inaugural na Unoesc Joaçaba.

A egressa de Turismo e Administração Hoteleira da Unoesc Joaçaba, Kárin Ane Corso, que participou da edição anterior oferecida na Unoesc, há 10 anos, e agora integra o corpo docente do curso, confirma as palavras da gerente de Educação:

– O Curso abre a nossa visão e dá consciência da contribuição que temos a dar para a sociedade, cada um na sua respectiva área.

– Este curso, complementar à formação do curso de graduação dos alunos participantes, tem elevada sinergia com a missão da Unoesc, que tem na contribuição com o desenvolvimento regional a sua razão de ser – conclui o Vice-reitor Acadêmico da Universidade, Nelson Santos Machado.

Bolsa de 70% no curso de graduação

Durante o período de realização do Curso de Desenvolvimento Regional, os participantes receberão uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos.

A seleção dos estudantes foi feita por meio de sorteios, realizados em três etapas para priorizar a destinação de duas vagas para cada município e acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas. Conforme previa o edital, como não houve inscrições de alunos residentes em alguns dos municípios que compõem a região abrangida pelo curso de extensão, foram selecionados mais de dois estudantes de outras cidades.

Além dos 162 selecionados para o preenchimento das vagas disponíveis, o edital prevê a participação de suplentes, que somaram 45 em todas as regiões. Os suplentes iniciarão o curso junto com os selecionados como titulares, mas não receberão a bolsa de 70% no curso de graduação. Esse benefício só será recebido pelo suplente em caso de desistência ou cancelamento do benefício de um titular.