Página inicial O que acontece Curso de Design promove oficina sobre empreendedorismo
Não categorizado Notícia Evento Xanxerê

Curso de Design promove oficina sobre empreendedorismo


No mundo em constante evolução do Design, a capacidade de empreender e transformar ideias criativas em oportunidades de negócios é essencial. Assim, a oficina “Empreendedorismo para Profissionais em Design – do Conceito ao Mercado” ofereceu uma oportunidade única para os estudantes de Design da Unoesc Xanxerê desenvolverem habilidades empreendedoras que são cruciais para o sucesso em suas carreiras.

O evento, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, foi organizado pelo coordenador do curso de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê, Anderson Saccol Ferreira, ministrado pelas profissionais Carine Vanelli e Juliana Zonta, da C&R Conexões, e contou com o valioso apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) através do Edital 39/2021 – Empreendedorismo Universitário. Essa iniciativa faz parte do projeto “Programa Inovar e Construir”, que visa unir ideias e transformar sonhos em realidade no ambiente universitário.

Os estudantes aprenderam os conceitos básicos do empreendedorismo e sua relevância no campo do Design, ajudando a ampliar a perspectiva, mostrando que o Design não é apenas sobre criatividade, mas também sobre a capacidade de transformá-la em oportunidades de negócios.

Através de sessões de brainstorming e análise de mercado, os participantes aprendem a identificar lacunas e oportunidades no setor, capacitando-os a criar produtos e/ou serviços que atendam às necessidades do mercado.

O processo de criação de produtos e serviços inovadores foi explorado em detalhes, incentivando os estudantes a trabalhar em grupos e desenvolver conceitos de produtos, promovendo a colaboração e a aplicação prática do conhecimento adquirido. As estratégias de marketing digital e tradicional foram discutidas, abordando as ferramentas necessárias para promover eficazmente produtos e serviços no mercado competitivo de hoje.

A exploração de diferentes canais de distribuição e exemplos de sucesso de empreendedores no campo do Design inspiraram os alunos a transformar suas ideias em empreendimentos bem-sucedidos. A oficina dedicou tempo ao desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, gestão do tempo e habilidades de comunicação, atividades que são essenciais não apenas para empreender, mas também para se destacar profissionalmente.

Para o professor Anderson, a oficina ofereceu aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e habilidades essenciais para o sucesso em suas carreiras.

— Ao transformar suas ideias criativas em empreendimentos de sucesso, os estudantes, além de se destacaram no mercado, contribuirão para a inovação contínua no campo do Design. O evento foi uma verdadeira plataforma para unir ideias e materializar sonhos no ambiente universitário, promovendo a oportunidade de um futuro brilhante para os empreendedores do Design — finalizou o professor.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.