Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove palestra sobre violência contra a mulher
Não categorizado Notícia Palestra

Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove palestra sobre violência contra a mulher


A professora Mariane Carolina de Almeida, do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, proporcionou uma experiência de aprendizado aos estudantes da quinta fase ao convidar a psicóloga Luciane Spier Zilio para uma palestra sobre violência contra a mulher. O encontro foi realizado na última sexta-feira (26).

Reconhecendo a necessidade de compreender e lidar com situações de violência, especialmente em um campo de atuação como a Enfermagem, a docente organizou a atividade no componente de “Saúde da Mulher”.

— Com a intenção de enriquecer a formação dos futuros enfermeiros, percebemos a importância de abordar um tema tão relevante e atual como a violência direcionada ao público feminino. Isso contribuirá significativamente para a atuação profissional, permitindo que eles sejam agentes de mudança e defensores da igualdade de gênero — ressalta a professora Mariana.

A psicóloga Luciane Spier Zilio, reconhecida por sua vasta experiência na área da violência contra a mulher, apresentou uma palestra abrangente. Através da sua fala, os estudantes adquiriram conhecimentos para identificar sinais de violência, compreender suas implicações psicológicas e sociais e aprender estratégias de intervenção adequadas.

Na palestra, a psicóloga enfatizou a importância da sensibilização e do engajamento dos profissionais de saúde, como os enfermeiros, na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher. Ela também destacou a relevância da abordagem humanizada no atendimento a vítimas de violência, ressaltando a empatia, o acolhimento e o respeito.

Os estudantes mostraram-se participativos, realizando questionamentos e manifestando interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

— Com essa iniciativa, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba reafirma o seu compromisso com uma formação acadêmica completa e atualizada, que prepara seus estudantes para enfrentar os desafios da sociedade e promover uma saúde mais justa e igualitária para todos — enaltece a professora Mariane.

*Texto: Mayelle Hall/ Ascom Unoesc Joaçaba (com informações curso de Enfermagem).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.