Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem realiza Semana Acadêmica com foco na valorização profissional
Não categorizado Xaxim

Do nascimento à morte, de doenças não comunicáveis à infecciosas, condições mentais e males crônicos, em hospitais, comunidades terapêuticas e casas de repouso, a Enfermagem proporciona cuidado holístico acessível, dentro da realidade econômica e com foco no paciente, além de atuar criteriosamente durante a pandemia. Foi nesse contexto que o curso de Enfermagem da Unoesc […]

Foi nesse contexto que o curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê realizou, entre os dias 9 a 13 de maio, a VII Semana Acadêmica, tendo como tema “Enfermagem: investimento e respeito para garantir a saúde global”, celebrando, inclusive, o Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, professora Elenir Salete Frozza Salvi, explica que a escolha do tema direciona as discussões sobre ambientes de trabalho seguros, jornadas, piso salarial e todos os demais direitos que precisam urgentemente ser respeitados.

— Nesse momento em que a Enfermagem foi protagonista de uma história, aliamos forças para que, em um futuro próximo, a profissão seja reconhecida financeiramente pelo serviço que realiza. Investir no profissional de Enfermagem é garantir a qualidade dos serviços do SUS e melhorar o acesso da população à saúde — relatou a coordenadora.

A Semana foi marcada por discussões envolvendo profissionais de saúde de diferentes áreas de atuação, egressos e enfermeiros que palestraram sobre valorização do profissional enfermeiro e a sua importância em cargos de gestão para a qualidade da assistência. Contou ainda com minicursos de diferentes temas, onde a participação acadêmica foi maciça. E foi finalizada por uma mesa-redonda, com a participação de discentes e docentes do curso, discutindo sobre a formação acadêmica que é oferecida pela Unoesc.

Para a professora Charlene Pompermaier, eventos como a Semana Acadêmica enriquecem a formação dos participantes.

— Foi um evento de muito aprendizado, em especial para aqueles que tiveram a oportunidade de compreender a magnitude da profissão nas suas diversas áreas de atuação, com experiências profissionais de sucesso, nacionais e internacionais. Com certeza este evento ficará na lembrança dos alunos e professores. Agradeço à coordenação do curso pela oportunidade — comentou a professora.

A acadêmica Danielli Saibro Maciel relata o privilégio de participar de mais uma semana acadêmica com eventos presenciais, visto que nos últimos anos havia sido totalmente on-line.

— Poder ver e ouvir tantos profissionais dedicados e que amam a sua profissão só reforçou o que temos aprendido no decorrer do curso, que Enfermagem é ser humano, ser empático, ser um cuidador. Como estudante, revigora muito ouvir tantas pessoas gratas e, principalmente, saber que podemos superar os desafios que temos pela frente e que ainda servem de aprendizado para nos tornarmos melhores e mais dedicados profissionais.

Por fim, a professora Elenir falou que foi um momento de muito conhecimento.

— É necessário produzir conhecimentos que instrumentalizem o processo de tomada de decisões e o esforço da categoria por condições adequadas de trabalho, por padrões éticos e de um perfil da força de trabalho esperado para o desempenho profissional seguro da Enfermagem e do usuário dos serviços de saúde em um cenário de constantes mudanças e protagonismos — finalizou Elenir.