Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem realiza seminário e lança E-book sobre tratamento de feridas
Não categorizado Seminário Joaçaba

Curso de Enfermagem realiza seminário e lança E-book sobre tratamento de feridas

Nos dias 8 e 9 de agosto, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, por meio da Monitoria da Comissão de Pele, realizou o “3º Seminário de Feridas” que teve como tema “Diabetes Mellitus com Foco no Pé do Diabético”. O evento foi realizado no Auditório Afonso Dresch e transmitido on-line pelo canal do curso de […]


Nos dias 8 e 9 de agosto, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, por meio da Monitoria da Comissão de Pele, realizou o “3º Seminário de Feridas” que teve como tema “Diabetes Mellitus com Foco no Pé do Diabético”. O evento foi realizado no Auditório Afonso Dresch e transmitido on-line pelo canal do curso de Enfermagem, no YouTube. Para as duas noites de atividades, mais de 400 pessoas se inscreveram, entre acadêmicos e profissionais de Enfermagem, Medicina e áreas da saúde.

A abertura do seminário contou com as falas da coordenadora do curso de Enfermagem, Márcia Restelatto, da professora, preceptora da Comissão de Pele, Simone Triquêz e da Superintendente de Saúde, do município de Joaçaba, Karla Simas. Elas apresentaram um pouco do trabalho realizado no “Ambulatório de Feridas”, espaço localizado no Ambulatório Médico (AMU), e que por meio de uma parceria da Unoesc e Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba, atende aos moradores do município que são encaminhados via Sistema de Regulação (SisReg).

— As atividades iniciaram oficialmente em julho deste ano, após assinatura da parceria, contudo o projeto piloto já foi iniciado em julho de 2021 e já foram mais de 150 pessoas atendidas pelos acadêmicos com a monitoria e orientação dos professores. Temos uma estrutura completa para o tratamento das lesões e prestamos o serviço com comprometimento e respeito pela individualidade de cada um — explicou a professora Simone Triquêz.

Outro ponto alto foi o lançamento do E-book “Guia Básico Para o Tratamento de Feridas”, um livro que reúne informações e imagens que irão orientar os acadêmicos e profissionais durante suas rotinas de atendimento.

— Esse material reúne a parte de fisiologia, de tratamentos e curativos. É um guia prático que pode ser consultado de forma rápida, no computador ou celular do acadêmico, ou profissional de saúde, na hora dos atendimentos — explicou Simone.

Fechando as atividades da primeira noite, a professora Doutora Vilma Beltrame ministrou a palestra “Avaliação do Pé Diabético”. Na segunda noite, o tema tratado foi “Pé Diabético e a Equipe Multidisciplinar”, abordado pelas profissionais Carina Rossoni, Amanda Dal Berto e Thaisa Sfredo. Nos dois dias de evento, as empresas Helianto, In-novatio, Fufa SC Comércio e representações demonstraram algumas tecnologias para o tratamento de lesões de pele.

— Agradecemos à equipe da Monitoria da Comissão de Pele, aos palestrantes, participantes e a todos que contribuíram para a realização deste seminário. Foi um grande evento, tanto em número de inscritos como em relação às trocas de informações e conhecimento — avaliou a coordenadora do curso de Enfermagem, Márcia Restelatto.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.