Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem recepciona calouros e veteranos no Auditório do Campus 2 da Unoesc
Não categorizado Joaçaba

Curso de Enfermagem recepciona calouros e veteranos no Auditório do Campus 2 da Unoesc

O curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba recepcionou no mês de fevereiro, os calouros e veteranos no auditório da Saúde no Campus 2. Em um encontro organizado pelo Centro Acadêmico, Líderes de turma, veteranos e professores, foram realizadas dinâmicas de acolhimento e momentos de descontração que ajudaram a enturmar os estudantes. Abrindo as atividades da noite, foi […]


O curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba recepcionou no mês de fevereiro, os calouros e veteranos no auditório da Saúde no Campus 2. Em um encontro organizado pelo Centro Acadêmico, Líderes de turma, veteranos e professores, foram realizadas dinâmicas de acolhimento e momentos de descontração que ajudaram a enturmar os estudantes.

Abrindo as atividades da noite, foi apresentado um vídeo trazendo um pouco da história do curso e dos veteranos, em seguida duas alunas se apresentaram representando Florence Nightingal e Anna Nery.

Florence Nightingal foi uma reformadora social inglesa, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos, já Anna Nery ou Ana Néri, foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil. É conhecida como “a mãe dos brasileiros, as acadêmicas leram uma mensagem demonstrando o quanto a profissão é atuante em diversos segmentos da sociedade. Por último, após apresentação dos líderes de turma e integrantes do centro acadêmico e os professores se apresentarem, realizado a apresentação individual dos calouros com sorteio de brinde.

Uma das atividades marcantes do trote solidário, foi a tarefa em que o calouro e veterano juntamente com os professores receberam uma muda de árvore, doação do curso de Ciências Biológicas pelo coordenador Roberto Degenhart, e tiveram a missão de plantar a árvore denominada “árvore da vida”, tirar uma foto e publicar nas redes sociais marcando os cursos e centro acadêmico. “Na vida é preciso ser cultivado os sonhos, a felicidade, o amor, a fé, a esperança, a empatia, entre tantas outras coisas que o torna, um ser abençoado de luz. Cuide da sua árvore da vida”.

Fala dos líderes de turma:

O acadêmico veterano da 5ª fase do curso, Diego Trento sentiu-se positivamente surpreso ao constatar a quantidade de calouros.

— Quarenta e oito novos acadêmicos do curso de Enfermagem. Foi uma sensação incrível, prazerosa e emocionante ver a quantidade de jovens buscando a Enfermagem como profissão, e por terem escolhido a UNOESC como instituição de ensino superior.

Já a acadêmica da 3ª fase, Fiama Aparecida Parenti, relatou que apesar do receio e dúvidas em meio a pandemia causada pela covid-19, sentiu-se feliz ao constatar a perseverança de tantos calouros ingressando no curso.

— Por causa da Covid-19, perdemos familiares, amigos e profissionais da saúde, e com isso veio o medo e inseguranças, mas quando vi eles ali, sorridentes e felizes, não tive dúvidas, eles escolheram a profissão que é amor, união e empatia. Grata a esse curso que escolhi, pelos ensinamentos diários — enfatizou.

A coordenadora do curso de Enfermagem Joaçaba, professora Marcia Restelatto destacou:

— Teremos um ano cheio de atividades, onde todos os estudantes serão desafiados a ser, conhecer e fazer, aprimorando e resgatando princípios necessários para o aprendizado e a formação de um Enfermeio(a) — afirmou a coordenadora.

Esse é o ano o Conselho Internacional da Enfermagem, definiu como temas do dia internacional da categoria em 2022 o investimento e o respeito para garantir os sistemas de saúde do planeta. “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global” será o tema da data, comemorada todo ano em 12 de maio, aniversário de Florence Nightingale, fundadora da moderna Enfermagem.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.