Página inicial O que acontece Curso de Medicina Veterinária da Unoesc se destaca pela estrutura moderna e qualidade do ensino
Não categorizado São Miguel do Oeste

Com dois modernos hospitais veterinários, fazenda-escola e um corpo docente qualificado o curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste se destaca pelo ensino de excelência. O conceito quatro no Ministério da Educação (MEC), em uma escala de um a cinco, posiciona o curso entre os melhores do Estado de Santa Catarina. A […]

A coordenadora do curso, professora Daniele Beuron, destaca que para formar um profissional preparado para o mercado de trabalho é fundamental oferecer uma estrutura moderna, que permita atividades práticas nas diversas áreas da Medicina Veterinária.

— A estrutura de um hospital veterinário é importante para atender a comunidade. Isso fomenta a extensão, a pesquisa e o próprio ensino. Nossos acadêmicos, sob a supervisão dos professores, fazem ou acompanham procedimentos, tais como: cirurgias, consultas e exames — ressalta a professora.

HOSPITAL VETERINÁRIO DE PEQUENOS ANIMAIS

Com 1.651,92 metros quadrados, a Clínica Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste (Clinivet) possui a estrutura de um Hospital Veterinário de Pequenos Animais e está localizada no campus A da Universidade. A Clinivet conta com laboratórios de Análises Clínicas, Microbiologia Veterinária, Parasitologia, Histopatologia e Necropsia. Além disso, salas de recepção e atendimento, salas de aula, dois consultórios, sala de Raio-X digital e de ultrassom, estoque de medicamentos, necropsia, alojamento, centros cirúrgicos, local de internamento para animais selvagens, cães e gatos, sala de pré e pós-operatório.

HOSPITAL VETERINÁRIO DE GRANDES ANIMAIS E FAZENDA ESCOLA

A Fazenda Escola está localizada na Linha Esquina Derruba Alta, no interior de São José do Cedro, em uma área de 54 hectares. No local, os acadêmicos têm à disposição um moderno espaço de 1.167 metros quadrados para atendimento de grandes animais. O espaço abriga os laboratórios de reprodução e multidisciplinar. A estrutura é composta ainda por bloco cirúrgico, farmácia, ultrassom portátil, baias para ovinos, bovinos e equinos. Os acadêmicos também desenvolvem atividades no laboratório de bromatologia e de nutrição animal.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o médico veterinário está em constante expansão. São mais de 80 possibilidades de atuação em diferentes setores. As áreas de atuação vão além da clínica e cirurgia. A profissão está ligada à produção de alimentos de origem animal; empreendedorismo; gestão; nutrição; genética; consultorias; responsabilidade técnica, perícias criminais, judiciais e administrativas. Além disso, o médico veterinário pode atuar em atividades laboratoriais para análise de água, pesquisas em alimentos, produção de vacinas, medicamentos, entre outros.

NÚCLEO DE ESTUDOS EM VIDA SELVAGEM (NEVS)

O Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS) do curso de Medicina Veterinária da Unoesc faz com que a Clinivet seja uma referência no Brasil em atendimento e realização de procedimentos, envolvendo animais selvagens.

Recentemente, o caso do jovem macaco-prego, apelidado carinhosamente como Jorginho, ganhou destaque na mídia nacional e nas redes sociais. O animal foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental e encaminhado para ser avaliado na Clinivet. A partir de um exame de Raio-X, foram identificados fragmentos de chumbo em várias partes do corpo, provavelmente, oriundos de arma de fogo.

Segundo o biólogo e professor do curso, Jackson Preuss, os acadêmicos participam ativamente de todo o processo, tais como: recebimento de animais silvestres, reabilitação, cirurgia, clínica, soltura ou destinação das espécies.

— O NEVS tem o objetivo de educar a comunidade acadêmica para que os futuros profissionais saiam preparados para o atendimento à fauna e à conservação — comenta o professor.

A acadêmica Eduarda Posser quer atuar nessa área quando formada.

— Assim que entrei no NEVS me apaixonei por essa área. No Núcleo, eu tenho acesso a clínica, cirurgia, alimentação e manejo de animais de vida livre, o que enriquece meu aprendizado —  destaca a futura médica veterinária.

DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DO CURSO

— Além de contar com uma Clínica Veterinária dentro do campus, nossos acadêmicos têm acesso a laboratórios inovadores para pequenos e grandes animais, para animais selvagens e não convencionais, com rotinas nos atendimentos clínicos e cirúrgicos, laboratoriais e de imagem. Tudo isso para formar um profissional completo com conhecimento técnico, ética, responsabilidade e comprometimento —  destaca a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, mestre em Ciências Veterinárias,  Daniele Beuron.

—  Os futuros médicos veterinários têm à disposição uma estrutura moderna, professores qualificados e o padrão de qualidade Unoesc. Os acadêmicos possuem vivência prática em áreas de ascensão na Medicina Veterinária, como por exemplo, a área de animais selvagens —— ressalta o professor do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, doutorando Jackson Preuss.

— O  principal diferencial da Unoesc é o apoio e a preocupação com o acadêmico, que vai muito além de formar um médico veterinário, instruindo-o a caminhos reais no futuro, ou seja, no mercado de trabalho — afirma a professora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, médica veterinária Andressa Deliberalli.