Curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê obtém nota 4 em avaliação do MEC
O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê recebeu o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai até 5, confirmando uma atuação responsável, ética e próxima da comunidade regional. A avaliação, realizada pela Comissão de Avaliação Externa do MEC, verificou aspectos relacionados à documentação, instalações e práticas do curso, bem como, as atividades […]
Publicado em 22/08/2018
Por ADM UNOESC

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê recebeu o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai até 5, confirmando uma atuação responsável, ética e próxima da comunidade regional.
A avaliação, realizada pela Comissão de Avaliação Externa do MEC, verificou aspectos relacionados à documentação, instalações e práticas do curso, bem como, as atividades de ensino.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Silvana Giacomini Collet, enfatizou os principais pontos observados e avaliados pela Comissão.
— Foi muito elogiada a infraestrutura do curso, com granjas de aves e suínos, laboratórios e o Hospital Veterinário, a titulação e carga horária do corpo docente, gestão do curso e qualidade do projeto pedagógico, assim como a organização da Instituição, estrutura curricular e perfil dos egressos — afirmou.
A professora Silvana destacou ainda, que isso é a consolidação de que o curso segue no caminho certo para atingir a excelência.
— Por obter o reconhecimento, também agradecemos a todos que fazem parte da história do curso de Medicina Veterinária, cujo objetivo é formar profissionais preparados para atuarem na produção, reprodução, saúde e bem-estar animal — finalizou.
O diretor de Graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, comenta que o processo de reconhecimento do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê atendeu a expectativa da Instituição e de todos os envolvidos.
— A seriedade, compromisso e responsabilidade que a Unoesc oferece em seus serviços, junto com a qualidade dos egressos no processo formativo, auxilia bastante na avaliação. Fomos elogiados pela infraestrutura, quadro docente, biblioteca e laboratórios, o Hospital Veterinário a disposição dos acadêmicos. Isso fortalece o curso e teve aprovação da comissão de reconhecimento — destacou o professor Claudio.
O curso de Medicina Veterinária na Unoesc Xanxerê
O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê desenvolve suas atividades no campus 2, local inaugurado em 2002, com mais de 1.844 m² de área construída e que em 2018, conta com uma estrutura física total de mais de 9.320 m².
No Bloco “A” funcionam salas de aula, salas da coordenação e da secretaria do curso, biblioteca e auditório com capacidade para 150 pessoas. Já no Bloco “C”, construído em 2016, estão instalados diversos laboratórios, entre eles de microbiologia, de imunodiagnóstico e de biologia molecular, com projeto de expansão dos serviços laboratoriais.
O Hospital Veterinário (Bloco “B”) foi inaugurado no ano de 2005 com uma área total de mais de 4.519 metros quadrados contando com laboratórios de Patologia Clínica, Raio-X, consultórios, Sala de Técnica Cirúrgica, Bloco Cirúrgico de Pequenos Animais, Bloco Cirúrgico de Grandes Animais e mangueiras, além dos laboratórios que auxiliam nos diagnósticos e aulas práticas.
Desde 2006, o Hospital veterinário da Unoesc Xanxerê presta diversos serviços à comunidade e aos médicos veterinários, atendendo pequenos e grandes animais. São consultas, anestesia inalatória, cirurgias, profilaxia dentária, vacinações e ainda exames laboratoriais: (citológicos, bioquímicos, hemogramas, parasitológicos, microbiológicos, radiográficos, ultrassonográficos, espermogramas e necropsias).
Compõe ainda a infraestrutura do campus, a granja de suinocultura, com 374m², composta por sala de aula e laboratórios para análise e processamento de sêmen para o acompanhamento completo do ciclo de vida dos suínos. E, com 336m², a granja de avicultura, para o acompanhamento completo do ciclo de vida das aves. Ambas inauguradas em 2011.
Além da estrutura física, conta com um quadro docente altamente qualificado, integrado, quase na sua totalidade, por doutores e mestres, que utilizam a estrutura da Instituição para aulas teóricas e práticas nas áreas de reprodução, clínica e cirurgia das principais espécies domésticas, sejam animais de reprodução ou de companhia.