Página inicial O que acontece Curso de Sistemas de Informação realiza pesquisa com egressos
Não categorizado Tecnologia Chapecó

Curso de Sistemas de Informação realiza pesquisa com egressos

O curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó, com base em discussões sobre a condição de trabalho, a demanda relacionada à profissão e a responsabilidade do curso na formação dos profissionais, realizou uma pesquisa com os egressos formados desde a primeira turma que concluiu a graduação no primeiro semestre de 2005 pela FIE. De […]

De acordo com o coordenador, professor Tiago Zonta, o curso da Unoesc Chapecó mantém um canal de relacionamento constante com os egressos, realizando o envio de vagas de trabalho focadas para acadêmicos que já tenham formação e possibilidade de assumir cargos que exijam maior experiência. “Além disso, também estamos sempre propondo aos egressos que formatem cursos de extensão para serem ofertados pela Unoesc Chapecó, já que vários deles estão em espaços de destaque e possuem conhecimentos extras, muitas vezes, necessários devido à constante mudança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A pesquisa procurou verificar se os egressos estão mesmo atuando na área de formação, saber qual a quantidade de egressos que buscaram oportunidades em outras regiões, avaliar se o curso está mesmo formando as competências de um profissional de Sistemas de Informação e, por fim, identificar quantos egressos se tornaram empreendedores, já que o curso atua preocupado tanto com o mercado das empresas já existentes, quanto com as necessidades e oportunidades existentes na região.

A pesquisa foi realizada com os 156 egressos, sendo que 73 responderam à pesquisa, e 54 a coordenação realizou uma busca em redes sociais, portal de ensino e relacionamento com o egresso. Somente 29 não responderam ou não foram encontradas maiores informações sobre sua atuação.

A partir da pesquisa, se pode comprovar a qualidade dos egressos que estão atuando no mercado. “Os resultados confirmaram o que já imaginávamos. Ficamos muito orgulhosos quando visitamos as empresas e percebemos a presença de nossos alunos contribuindo com o desenvolvimento da TIC no mercado”, diz Zonta.

Outros resultados interessantes apontaram a diversidade de áreas de atuação. Cerca de 13% da amostra tornaram-se empreendedores e 15% dos egressos permanecem na região. “Esse número demonstra que o curso da Unoesc Chapecó tem contribuído para fortalecer a matriz econômica ligada à Tecnologia da Informação. Pretendemos contribuir ainda mais com a abertura do curso de Engenharia da Computação que logo estará entregando profissionais preparados ao mercado”, afirma Zonta lembrando que a universidade também contribui nesse aspecto com a oferta de cursos de especialização que acompanham as tendências do mercado como a Pós de Redes de Computadores e Jogos Digitais.

Zonta também desta que neste ano o curso também retomará o projeto de Cooperação com as Empresas de TIC, projeto este que já inseriu 25 acadêmicos do curso no mercado de trabalho com uma proposta inovadora que capacita o aluno como se fosse um estágio dentro de um cronograma estabelecido entre Unoesc e a Empresa interessada.