Página inicial O que acontece Curso em Desenvolvimento Regional envolverá 162 estudantes
Não categorizado Extensão

Curso em Desenvolvimento Regional envolverá 162 estudantes

Está disponível o resultado da seleção realizada para preencher as vagas do curso de extensão em Desenvolvimento Regional. Foram sorteados 162 acadêmicos residentes em 65 municípios situados desde o Vale do Rio do Peixe até o Extremo-oeste Catarinense. A homologação do resultado, com as listas de nomes dos sorteados, pode ser consultada no espaço de […]

Está disponível o resultado da seleção realizada para preencher as vagas do curso de extensão em Desenvolvimento Regional. Foram sorteados 162 acadêmicos residentes em 65 municípios situados desde o Vale do Rio do Peixe até o Extremo-oeste Catarinense. A homologação do resultado, com as listas de nomes dos sorteados, pode ser consultada no espaço de publicações legais, junto ao edital nº 13/UNOESC-R/14.

O curso é gratuito e terá duração de dois semestres, com aulas aos sábados. Durante esse período, os participantes ainda receberão uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos.

A iniciativa é financiada com recursos do Governo do Estado. Faz parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Prouni). Como o objetivo é formar agentes para o desenvolvimento, é direcionada a estudantes matriculados em cursos específicos dentro de cada região e, na distribuição das vagas, observou o município onde o aluno reside, de modo a garantir pelo menos duas vagas para cada município que apresentava alunos inscritos.

As regiões envolvidas no curso que será oferecido pela Unoesc são as das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.

A seleção dos estudantes foi feita por meio de sorteios. Os sorteios ocorreram em três etapas para priorizar a destinação de duas vagas para cada município e acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas. Conforme previa o edital, como não houve inscrições de alunos residentes em alguns dos municípios que compõem a região abrangida pelo curso de extensão, foram selecionados mais de dois estudantes de outras cidades.

O início do curso está programado para o próximo sábado, dia 12 de abril.

Suplência

Além dos 162 selecionados para o preenchimento das vagas disponíveis, o edital prevê a participação de suplentes, que somaram 45 em todas as regiões. Os suplentes iniciarão o curso junto com os selecionados como titulares, mas não receberão a bolsa de 70% no curso de graduação. Esse benefício só será recebido pelo suplente em caso de desistência ou cancelamento do benefício de um titular.