Página inicial O que acontece Curso em Desenvolvimento Regional envolverá estudantes de 73 municípios
Não categorizado Geral

Curso em Desenvolvimento Regional envolverá estudantes de 73 municípios

A Unoesc está com inscrições abertas para um curso de extensão em Desenvolvimento Regional que vai envolver mais de 160 acadêmicos residentes em 73 municípios situados desde o Vale do Rio do Peixe até o Extremo-oeste Catarinense. O curso é gratuito e durante o período de realização, que é de dois semestres, os participantes ainda […]


A Unoesc está com inscrições abertas para um curso de extensão em Desenvolvimento Regional que vai envolver mais de 160 acadêmicos residentes em 73 municípios situados desde o Vale do Rio do Peixe até o Extremo-oeste Catarinense. O curso é gratuito e durante o período de realização, que é de dois semestres, os participantes ainda receberão uma bolsa de 70% do valor da mensalidade da graduação em que estão matriculados, até o limite de dois salários mínimos.

A iniciativa é financiada com recursos do Governo do Estado. Faz parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Prouni). Como o objetivo é formar agentes para o desenvolvimento, é direcionada a estudantes matriculados em cursos específicos dentro de cada região e, na distribuição das vagas, observará a cidade onde o aluno reside, de modo a garantir pelo menos duas vagas para cada município.

As regiões envolvidas no curso que será oferecido pela Unoesc são as das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. O Edital 13/UNOESC-R-2014 lista os cursos de graduação para os quais o programa é direcionado em cada região.

O programa também exige que o estudante participante já tenha concluído pelo menos dois semestres no curso de graduação e não esteja no último ano do curso.

Suplência

O curso que será desenvolvido na Unoesc tem 162 vagas, mas prevê a participação de 39 suplentes. Os suplementes iniciarão o curso junto com os selecionados como titulares, mas não receberão a bolsa de 70% no curso de graduação. Esse benefício só será recebido pelo suplente em caso de desistência ou cancelamento do benefício de um titular.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de março, com o preenchimento de uma ficha disponível no edital. A ficha preenchida e assinada deve ser entregue no protocolo da Universidade, junto com uma declaração de residência, uma cópia do histórico escolar do Ensino Médio e uma declaração de que o aluno interessado está ciente das condições do programa.

A seleção será feita por meio de sorteio, mas ocorrerá em três etapas para priorizar acadêmicos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas, além de garantir as duas vagas para cada município.

Cronograma

Os sorteios ocorrerão no dia 3 de abril, em horário e locais especificados no edital. A homologação dos contemplados será feita no dia 4 de abril e as matrículas dos sorteados entre os dias 7 e 9 do mesmo mês.

As aulas iniciarão no dia 12 de abril e acontecerão predominantemente aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.