Página inicial O que acontece Curso orienta sobre preenchimento correto da Declaração do Imposto de Renda
Não categorizado Geral

Curso orienta sobre preenchimento correto da Declaração do Imposto de Renda

Anualmente, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal, por meio da entrega da Declaração do Imposto de Renda.  No entanto, muitas dúvidas surgem no momento de preencher a Declaração e enviar o formulário, hoje feito totalmente de forma on-line. Para ajudar o contribuinte neste processo, a […]


Anualmente, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal, por meio da entrega da Declaração do Imposto de Renda.  No entanto, muitas dúvidas surgem no momento de preencher a Declaração e enviar o formulário, hoje feito totalmente de forma on-line. Para ajudar o contribuinte neste processo, a Unoesc, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), presta importante colaboração com a realização de cursos que orientam as pessoas.

Em Videira, por exemplo, os cursos de Ciências Contábeis e Administração realizaram, no dia 19 de março, por meio das plataformas digitais, uma atividade que reuniu acadêmicos e profissionais da área contábil, recursos humanos, gestores de empresas e pessoas interessadas. O curso foi ministrado pelo Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC) e professor do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Vitor Paulo Rigo.

Segundo o conselheiro, ainda que a cada ano a Receita Federal aprimore e melhore o formato da entrega, é bastante comum as pessoas cometerem erros, e muitas vezes caírem na malha fina.

— Isso pode acarretar dores de cabeça e prejuízos financeiros futuros, por isso é importante buscar informações e, principalmente, o auxílio de um profissional da área —  afirmou Rigo.

O curso, segundo ele, tem por objetivo, abordar os aspectos teóricos sobre as legislações vinculadas ao Imposto de Renda Pessoa Física, e ao código de ética do profissional, repassando na prática os principais cálculos para a apuração do Imposto de Renda Pessoa Física, bem como esclarecer as dúvidas sobre as situações mais comuns que podem ocorrer na Declaração.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Kamylli Farinon, a tabela do imposto de renda não é corrigida desde 2015, e a cada ano um número maior de trabalhadores passam a integrar a lista daqueles que estão obrigados a prestar as informações ao fisco.

— Por isso, a Universidade como agente de conhecimento científico e prático precisa prestar esse tipo de orientação, promovendo eventos como esse. Na dúvida, todos devem procurar um profissional. O Contador é detentor das capacidades e conhecimentos para o correto preenchimento da declaração. Procure um profissional da sua confiança e evite aborrecimentos —  reiterou Kamylli Farinon.

Ela garante que o curso sobre o Imposto de Renda Pessoa Física se faz necessário também para o currículo do acadêmico do curso de Ciências Contábeis, o qual, após registro no Conselho de Classe, poderá exercer a profissão prestando serviço à comunidade.

— O Imposto de Renda Pessoa Física é um dos tributos mais complexos e um dos que mais se faz presente, diretamente, no dia a dia dos contribuintes, e proporcionar ao acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e dos profissionais contábeis e profissionais de áreas afins, o conhecimento científico e prático no exercício da profissão, é papel da Unoesc enquanto Instituição de ensino — completou Kemylli.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.