Página inicial O que acontece Cursos da Área das Ciências da Vida e Saúde realizam o 1º Ra-Chá-Cuca da Saúde
Não categorizado Notícia Evento Xanxerê

Cursos da Área das Ciências da Vida e Saúde realizam o 1º Ra-Chá-Cuca da Saúde


Com as finalidades de promover a integração entre os estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Radiologia e permitir a interação das especialidades, aconteceu no dia 24 de junho, na Unoesc Xanxerê, o 1º Ra-Chá-Cuca da Saúde.

A dinâmica de trabalho consistia na análise de estudos de caso e na elaboração de protocolos assistenciais de cuidado, aplicando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (PBL). A atividade foi norteada por uma palestra, ministrada pela Doutora Carolina Ponzi, com a temática “Qualidade e excelência na assistência à saúde, salvando vidas com segurança e efetividade”.

Após a fala da palestrante, os estudantes foram recepcionados com chá e cuca para a integração das equipes e, em seguida, encaminhados para as mesas de atividade. A comissão organizadora dividiu os estudantes das diferentes fases e cursos de modo que formassem equipes multiprofissionais e resolveram os estudos de casos clínicos apresentados. Foram duas horas de muita concentração e muitos debates. Finalizadas as discussões e elaborações dos protocolos, cada equipe organizou e apresentou sua atividade. Por fim, para encerramento e confraternização entre as equipes, foi servido pão com linguiça.

Para as coordenadoras do evento, professoras Elenir Salete Frozza e Francielle Garghetti Battiston, essa integração entre cursos permite que os estudantes interajam uns com os outros nessa fase de vida acadêmica, e mais tarde, como profissionais formados, pratiquem essa interface com a equipe multiprofissional, pois na saúde trabalha-se em equipe para estabelecer o cuidado e buscar a excelência na qualidade do serviço humanizado.

O estudante do curso de Radiologia, Lucas Michelon, qualifica o evento como produtivo.

— Foi uma tarde muito atrativa e, ao mesmo tempo, desafiadora, pois diversas áreas da saúde estavam juntas e essa interação foi necessária para desvendar e dar solução aos casos clínicos de saúde. Vale salientar que nossa profissão, de radiologista, está interligada às outras da saúde, e que sem comunicação não haverá excelência. Ao resolver o caso clínico, me senti dentro de um bloco cirúrgico. Eventos dessa natureza nos fazem refletir que precisamos de protocolos padronizados. Para mim foi uma experiência maravilhosa e eu quero participar mais vezes — finalizou o estudante.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.