Página inicial O que acontece Cursos da Unoesc participam de Dia da Família na Escola
Notícia Extensão Xanxerê

Cursos da Unoesc participam de Dia da Família na Escola

O Dia da Família na Escola é um momento privilegiado de fortalecimento entre o vínculo e o diálogo entre escolas e famílias. Entender este momento como ambiente formativo e integral do desenvolvimento infantil é fundamental, assim, os cursos de Pedagogia, Artes e Enfermagem da Unoesc Xanxerê participaram ativamente desta atividade nas instituições de ensino do município, no dia 15 de abril.

Estudantes do curso de Pedagogia e de Artes desenvolveram atividades de integração, contação de histórias, pintura facial e expressionismo, além de fazer belos registros dos momentos vividos.

Por sua vez, os estudantes de Enfermagem desenvolveram atividades de orientação sobre dengue e síndromes gripais, verificação de sinais vitais e interação com as crianças de forma lúdica, com vestimentas de palhaço.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, a escola é um espaço potencial de troca e crescimento mútuo, onde as famílias podem conversar, trocar experiências e fortalecer uma formação integral do sujeito, estimulando todas as suas potencialidades.

— A iniciativa da escola no convite para o diálogo é fundamental, onde a participação democrática é um processo a ser trilhado com o empenho de todos. É necessário ir além da colaboração das famílias, é preciso criar um sentimento de pertencimento a este local que recebe seus filhos — comentou a professora Ana Paula.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, professora Elenir Salete Frozza, realizar ações junto à comunidade é essencial para os estudantes.

— É uma forma prática de “cuidar” do ser humano em sua totalidade, interagir com as pessoas e conhecer o contexto onde vivem. Foi um momento de aprendizado onde se coloca a teoria em atividade de forma interativa e eficaz — finalizou a professora Elenir.