Página inicial O que acontece Diplomadas de Ciências Contábeis de Videira publicam artigo em revista da UFRN
Não categorizado Diplomados Videira

Diplomadas de Ciências Contábeis de Videira publicam artigo em revista da UFRN

Jéssica Zago e Letícia Twardowski, formadas em Ciências Contábeis pela Unoesc Videira, tiveram artigo publicado, neste mês, pela Revista Ambiente Contábil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O artigo publicado em Português e Inglês teve a orientação do Prof. Vitor Rigo, no componente de Trabalho de Conclusão de Curso do ano de 2020. […]


Jéssica Zago e Letícia Twardowski, formadas em Ciências Contábeis pela Unoesc Videira, tiveram artigo publicado, neste mês, pela Revista Ambiente Contábil, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O artigo publicado em Português e Inglês teve a orientação do Prof. Vitor Rigo, no componente de Trabalho de Conclusão de Curso do ano de 2020.

— Quando recebemos a notícia da aprovação do artigo para publicação na revista, ficamos imensamente felizes, já que é uma conquista que representa o resultado de muita dedicação, esforço e construção de conhecimento embasado no que aprendemos nestes anos de curso. A elaboração do texto demandou muito tempo e incansável pesquisa — afirmou Letícia Twardowski da Silva, natural de Tangará, que também é pós-graduada em Ciências Contábeis e em Direito Tributário, ambas pela Unoesc.

Para Jéssica Andressa Zago, natural de Videira, e que atualmente, está cursando pós-graduação em Governança em Gestão Pública pela PUCPR, a publicação em revista nacional vinha sendo perseguida desde o início do projeto. Sendo assim, não mediu esforços nos estudos, até o aceite, no início do ano de 2021 e, assim, juntamente com Letícia, partiram para estudo de tradução para a publicação nas duas línguas. 

— Nosso orientador, o professor Vitor Paulo Rigo, nunca mediu esforços e sempre se mostrou disposto e interessado na tentativa de publicação do artigo, de forma que seu auxílio foi imprescindível para essa conquista. Porém, todo o corpo docente do curso também tem nosso reconhecimento, pois os conhecimentos aplicados na pesquisa foram adquiridos ao longo dos 4 anos da graduação. De forma especial, agradecemos à coordenação do curso e à direção da Universidade, que sempre se mostraram solícitos e incentivadores de ações como essa  — comentou Letícia.

Reconhecimento ao trabalho de pesquisa da Unoesc

O trabalho, antes da publicação, segundo o professor orientador Vitor Paulo Rigo, passou por rigorosa seleção e avaliação de especialistas na área contábil, pareceristas da universidade Federal do Rio Grande do Norte, o que assegura nossa instituição, a Unoesc, como expoente na geração do conhecimento, além de incentivadora do trabalho de pesquisa e produção científica  por meio de seus acadêmicos.

“Acredito que somente através da pesquisa é que vamos formar profissionais cada vez mais capacitados, e a parceria entre professores e alunos farão com que novos projetos se desenvolvam para que seus resultados sejam descritos e publicados. Esse é o caminho para sermos excelência no ensino”, garantiu Rigo.

Como surgiu a ideia do desenvolvimento do projeto

No último ano da faculdade (2020), explica Jéssica Zago, foi necessário o desenvolvimento de artigo, que registrasse os resultados das pesquisas realizadas, para fins de aprovação na matéria de TCC e, então, surgiu a ideia de pesquisar sobre o assunto da Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS, assunto esse, que era e, ainda é, muito debatido no meio tributário.  

”Já tínhamos conhecimento nessa área, mas com os dados e informações que utilizamos para realizar nosso estudo, adquirimos uma visão e compreensão muito mais ampla sobre o assunto. Desejamos que a publicação sirva de incentivo para outros acadêmicos, pois é um reconhecimento nacional, tanto para o curso, quanto para a Universidade” – explicou Jessica.

Já, Letícia Twardowski diz que o assunto abordado no artigo, foi considerado como tese do século na área tributária. Esse tema se arrastou por duas décadas até obter um resultado definitivo que trouxesse segurança jurídica aos contribuintes. E ainda, foram inúmeras as empresas que ingressaram com ação contra o fisco para recuperar o valor dos tributos de PIS e COFINS, pagos indevidamente sobre o ICMS.

“Mesmo depois de deferido a favor do contribuinte, a decisão do STF permitia interpretações distintas quanto ao correto critério de cálculo a ser utilizado, causando mais um embate entre a Receita Federal e os contribuintes, e esse é o ponto central do nosso artigo” – finalizou Leticia.

A revista

A Revista Ambiente Contábil é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), sendo dirigida à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos.

Confira o artigo através do link a seguir.

Publicação na língua inglesa –   https:https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/27704/15297

Publicação na língua portuguesa –  https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/24057/15277

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.