Página inicial O que acontece Diplomados do curso de Administração da Unoesc inauguram protótipo de coletor de óleo
Não categorizado Sustentabilidade São Miguel do Oeste

Diplomados do curso de Administração da Unoesc inauguram protótipo de coletor de óleo

Os diplomados do curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste, Fabrício Schauble, Marcos Silva e Henrique Shwengber,  inauguraram o protótipo de um coletor de óleo. Ele está instalado no Supermercado Marcon em São Miguel do Oeste. Fabrício afirma que o coletor é fácil de ser usado e tem o objetivo de facilitar a […]


Os diplomados do curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste, Fabrício Schauble, Marcos Silva e Henrique Shwengber,  inauguraram o protótipo de um coletor de óleo. Ele está instalado no Supermercado Marcon em São Miguel do Oeste.

Fabrício afirma que o coletor é fácil de ser usado e tem o objetivo de facilitar a destinação do óleo de cozinha.

—  O processo inicia ainda na residência, quando a pessoa coloca o óleo usado em uma garrafa pet e, posteriormente, leva ao supermercado. O usuário coloca a garrafa e aperta o botão ‘iniciar pesagem’. Logo depois, sai um comprovante com o crédito para ser gasto em compras no mercado — detalha Fabrício.

O protótipo será testado por cerca de seis meses. Durante esse período, serão avaliadas melhorias, a sua viabilidade e procurados novos parceiros. O objetivo é implantar um coletor em cada município da região Extremo-oeste catarinense, totalizando 19 municípios.

Fabrício explica como surgiu a ideia.

— Fiz o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a viabilidade de implantar uma empresa de reciclagem de óleo e de  gordura vegetal e animal usados. Após colocar em prática o TCC, observei a necessidade  de disponibilizar uma alternativa à população para destinar esse tipo de resíduo. A ideia foi sendo aprimorada com a ajuda de professores da Unoesc e outros parceiros e foi impulsionada com a participação no Innova Startup Extreme São Miguel do Oeste — conta o administrador.

Para o diplomado do curso de Administração, Henrique Shwengber, poder participar, diretamente, desse projeto é motivo de orgulho.

— Sabemos  dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, além da importância de oferecer para a comunidade e para as gerações mais jovens, soluções que facilitam esse cuidado. Esse é um dos principais alicerces da Metall 1 — ressalta o diplomado.

Segundo a professora do curso de Administração, que foi uma das orientadoras do projeto, Elis Regina Mulinari Zanin, uma das preocupações do curso é formar o administrador como um profissional analítico na aplicação de processos, sistemas, métodos e resultados organizacionais, com planejamento e aplicação nas demandas sociais, na diversidade e na sustentabilidade das organizações.

— Nesse sentido, nossos diplomados desenvolvem competências para observar as demandas sociais e, a partir delas, desenvolvem soluções que se transformam em negócios — avalia a professora.

Elis acrescenta que o papel dos professores é facilitar o acesso ao conhecimento, orientar quanto às técnicas e métodos adequados, bem como articular para que sejam realizadas parcerias.

— Mesmo depois de formados, nossos diplomados podem contar com o curso de Administração para continuar desenvolvendo seus negócios — finaliza a professora.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.