Página inicial O que acontece Diplomados do curso de Fisioterapia relatam sua trajetória de superação e sucesso
Não categorizado Joaçaba

Diplomados do curso de Fisioterapia relatam sua trajetória de superação e sucesso

A Unoesc busca por meio de sua missão, visão e valores ser a melhor instituição de ensino superior no Oeste de Santa Catarina, reconhecida pela sua relevância social como agente do desenvolvimento regional, alicerçada em valores como a Ética: Humanismo, Cooperação, Comprometimento; Responsabilidade social; Inovação e Solidez, e dessa forma vem possibilitando a realização do sonho […]


A Unoesc busca por meio de sua missão, visão e valores ser a melhor instituição de ensino superior no Oeste de Santa Catarina, reconhecida pela sua relevância social como agente do desenvolvimento regional, alicerçada em valores como a Ética: Humanismo, Cooperação, Comprometimento; Responsabilidade social; Inovação e Solidez, e dessa forma vem possibilitando a realização do sonho de graduação de acadêmicos como é o caso dos diplomados do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba, Olimar José Gomes,  Rafaela Cesa e Claudia Aparecida da Silva.

Os Fisioterapeutas colaram grau no dia 28 de janeiro de 2022, no auditório Afonso Dresch em uma celebração solene. O fato de concluírem a graduação já é por si só motivo de comemoração e de conquista, no entanto, os três diplomados são mais que vencedores, pois além dos desafios diários que um acadêmico enfrenta, os 3 estudantes do curso de Fisioterapia possuem algum tipo de deficiência, mas que em nada impediu que concluíssem com êxito o seu curso.

A recém-formada fisioterapeuta Rafaela Cesa, relata que a escolha do curso se deu por conta de ter paralisia cerebral. Segundo ela, como precisou fazer fisioterapia desde os primeiros anos de vida, desenvolveu uma paixão pelos benefícios que o profissional da área causa e passa aos pacientes.

—  A empatia em si resplandecia em mim, e eu sempre desejei que as outras pessoas conseguissem fazer o que eu não conseguia, e assim escolhi cursar Fisioterapia — destaca Rafaela.

Já a diplomada Claudia Aparecida da Silva, conta que quando criança foi diagnosticada com síndrome de Turner, mas que isso nunca a impediu de buscar os seus sonhos e encarar grandes desafios. Para a fisioterapeuta Claudia, a escolha do curso de Fisioterapia aconteceu por estar vinculado à área da saúde da qual ela já fazia parte desempenhando a função de agente comunitária de saúde no município de Capinzal onde reside.

— Estudar na Unoesc foi muito gratificante pois me proporcionou agregar conhecimento, além de ser uma instituição muito bem-conceituada tanto pelo órgão que rege a educação, o MEC, quanto pelo mercado de trabalho — enfatiza a diplomada.

O massoterapeuta e agora Fisioterapeuta Olimar José Gomes, recorda que aos 18 anos de idade, (hoje com 53 anos), sofreu um acidente que o deixou cego, apesar das dificuldades ele relata que buscou o curso de Fisioterapia para adquirir mais conhecimento, e dessa forma continuar realizando as técnicas de massoterapia e Fisioterapia.

— Há 18 anos fiz uma nova profissão, que como a deficiência também é discriminada por alguns profissionais da área da saúde, sou formado pelos cursos MULLER e foi aí que resolvi terminar o segundo grau e em seguida fazer o curso de fisioterapia — destaca Gomes.

Quando questionados sobre o processo de aprendizado e o quanto a Unoesc ajudou em seu desenvolvimento pessoal e profissional os fisioterapeutas são categóricos em falar:

Para Claudia estudar na Unoesc foi muito gratificante.

— Mesmo voltando a estudar dez anos após ter terminado o Ensino Médio, sempre mantive uma boa relação com meus colegas, professores e com a instituição em geral, eles foram essenciais para minha graduação através da troca de conhecimento. A Unoesc colaborou muito para meu processo de desenvolvimento pessoal e profissional — explica Claudia.

Já de acordo com Olimar, a Unoesc ainda não tinha recebido um deficiente visual no curso de Fisioterapia, no entanto, aos poucos foi se adaptando e evoluindo. Em relação ao seu processo de aprendizado, o fisioterapeuta relata que do início até a formatura, foi um processo de adaptação, desde os colegas, professores e da instituição.

— Os colegas tiveram uma empatia comigo tornando minhas aulas e o meu dia a dia menos difícil. Os professores, cada um teve a sua maneira de passar seu conhecimento e conteúdo, foi vencido uma barreira todo os dias, e a Instituição foi se adaptando com a deficiência e continua evoluindo — relembra Olimar.

Rafaela Cesa recorda que a Unoesc colaborou de forma muito positiva, possibilitando seu crescimento e amadurecimento.

— Nenhuma dificuldade me impediu de realizar algo. O curso em si, me proporcionou o contato com os pacientes, o que me moldou e me transformou, aprendi a separar a relação paciente/profissional, o que me fez crescer como ser humano e me tornou alguém muito melhor e muito mais evoluída — finaliza a diplomada.

 Para a coordenadora dos Estágios do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba, professora Jucelly Teo, é uma alegria e satisfação poder ver o quanto a Unoesc prepara e transforma a vida dos seus acadêmicos, preparando-os não só para uma profissão, mas para o mundo. 

O coordenador do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba, professor Eduardo Linden Junior destacou ainda que a Unoesc busca formar profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

— Profissionais que podem fazer a diferença nos diversos contextos em que estão inseridos. Ficamos muito felizes em ver a evolução profissional e a conquista do diploma dos nossos acadêmicos e reconhecemos a dedicação de cada um — ressaltou o coordenador.

Confira abaixo uma mensagem de incentivo dos fisioterapeutas:

Rafaela Cesa:

Simplesmente, façam! O julgamento alheio, a desmotivação sempre vai existir, mas, se você tem um sonho, por mais impossível que ele pareça, corra atrás e isso vai se tornar uma realidade. Nós sempre seremos apontados como “diferentes”, então que sejamos diferentes, que sejamos melhores! Nunca permita que o mundo lá fora corrompa os sonhos do seu coração, apenas foque, vá com determinação e fé e tudo vai acontecer. Lembre-se sempre que a sua limitação é apenas um detalhe que não te define, é só mais uma qualidade em meio a tantas que você possui

Claudia Aparecida da Silva:

Nunca desista dos seus sonhos por mais dificuldades que encontre pelo caminho encare as mesmas como desafios a serem superados, pois são esses desafios que vão fazer com que seus sonhos se realizem.

Olimar José Gomes:

Não tem idade e não tem deficiência para realização de um sonho. Acredite e lute. Às vezes, pensamos em desistir de algo que queremos por essas coisas serem cheia de obstáculos, mas a vida é feita de superações e conquistas. No meio de cada conquista vêm as decepções, as brigas, os problemas, as dores, e o sofrimento, mas é necessário passar por todos esses obstáculos. Seja forte e enfrente seus problemas, abandoná-los não vai resolver nada. A fraqueza é a desculpa dos covardes!

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.