Página inicial O que acontece Discentes e docente do PPGD participam do 5º SICDES, 5º CINPLURAL e 3º SIDIAL
Evento Não categorizado Chapecó

Discentes e docente do PPGD participam do 5º SICDES, 5º CINPLURAL e 3º SIDIAL

Entre os dias 2 e 27 de maio de 2022,  discentes do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc (Mestrado e Doutorado) e membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade, Intersubjetividade de Gênero e Personalidade, acompanhadas da professora Dra. Thaís Janaina Wenczenovicz, docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc, participaram do 5º Congresso Internacional Pluralismo Jurídico, Constitucionalismo, […]

Entre os dias 2 e 27 de maio de 2022,  discentes do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc (Mestrado e Doutorado) e membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade, Intersubjetividade de Gênero e Personalidade, acompanhadas da professora Dra. Thaís Janaina Wenczenovicz, docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc, participaram do 5º Congresso Internacional Pluralismo Jurídico, Constitucionalismo, Buen Vivir e Direitos da Natureza (CINPLURAL) e do 3º Seminário Internacional Diálogos Interculturais na América Latina (SIDIAL): saberes da (Re)existência.

Com o tema Territórios, Direitos Humanos e Re-existências na América Latina, os eventos objetivaram promover espaços de diálogos sobre o contexto e problemáticas que afetam o continente da América Latina contribuindo para a construção de alternativas epistemológicas, territoriais e educacionais que subsidiem saberes para re-existências e esperanças.

As atividades foram organizadas colaborativamente por uma rede de instituições, a saber: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidad Nacional (UNA, Costa Rica), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco).

Nos eventos foram submetidos e apresentados os seguintes trabalhos: Homicídio infantil indígena: uma análise à luz da criminologia crítica (Autoras: Aloma Natalia da Silva, Julia Dambrós Marçal, Thais Janaina Wenczenovicz – docente do PPGD Unoesc); Direitos sexuais e reprodutivos: propostas decoloniais frente à subalternização dos corpos (Autoras: Noelen Alexandra Weise da Maia, Thais Janaina Wenczenovicz – docente do PPGD Unoesc); Constitucionalismo e Direito Ambiental: comparações entre Brasil e América Latina (Autoras: Émelyn Linhares, Thais Janaina Wenczenovicz e Marlei Angela Ribeiro dos Santos – discente do Doutorado do PPGD Unoesc).

Ainda, a discente do Doutorado do PPGD Unoesc, Claudia Cinara Locateli atuou como coordenadora da Mesa na atividade nominada “Círculo de diálogos: Gêneros, diversidades sexuais e feminismos na América Latina’”.

Texto: Professora Doutora Thaís Janaina Wenczenovicz