Página inicial O que acontece Equipe da Unoesc participa da maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil
Notícia Evento

A Unoesc marcou presença no REUNI Challenge, considerada a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil. A edição 2023 do evento foi realizada de 13 a 16 de setembro, em Lages, no Orion Parque Tecnológico, com a participação de 250 estudantes de todo o país.

A equipe da Unoesc foi formada por estudantes e professores dos cursos de Engenharia, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis: Bianca Vieira, Davi Schoenardie, Gabriely Pissoli, Jeferson Brandelero, Júlia Borghelot, Larissa da Silva, professores Itamar Ferronato e Marconi Januário. O grupo foi organizado pelo professor Fábio Lazzarotti, que está à frente da Coordenadoria de Inovação e Empreendedorismo, com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, por meio do professor Kurt Schneider.

O desafio do REUNI Challenge consistia na construção de um negócio para solucionar problemas reais da sociedade, usando uma metodologia própria. Denominados “Habemus”, os representantes da Unoesc criaram a startup “Gera.ação: gerar hoje a solução do amanhã”.

— Tivemos a oportunidade de explorar novos horizontes, desafiar o status quo e colaborar para moldar o futuro. Nossa missão, como professores, foi compartilhar conhecimento, orientar mentes curiosas e inspirar a formação de líderes inovadores, compartilhando experiências e estratégias para impulsionar a execução do projeto proposto no evento — ressalta o professor Itamar Ferronato.

Além da disputa, o REUNI Challenge foi marcado por encontros e apresentações sobre modelos de negócio, validação de problema e outras áreas relacionadas ao empreendedorismo e à inovação.

— Juntos, exploramos as fronteiras da criatividade e marcamos um momento em nossas vidas que jamais será esquecido. Esperamos que as experiências possam ajudar a impulsionar projetos revolucionários e promover a cultura da inovação em nossas vidas pessoais e profissionais e na comunidade — acrescenta o professor Itamar Ferronato.

— Foi um evento inspirador, com foco na criatividade e na busca por soluções inovadoras, que resultou em um importante aprendizado para auxiliar no crescimento dos professores e na formação dos estudantes — enaltece o professor Marconi Januário.

O REUNI Challenge 2023 foi realizado em parceria com a Rede de Centros de Inovação, Governo de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Prefeitura de Lages e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).