Página inicial O que acontece Estado oficializa repasse de recursos para construção de Centros de Inovação
Não categorizado Tecnologia Joaçaba

Estado oficializa repasse de recursos para construção de Centros de Inovação

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila, participou na última semana do ato de assinatura de convênios entre o Governo do Estado e sete municípios para o repasse de recursos destinados à construção de centros de inovação. A assinatura aconteceu em Florianópolis e teve a participação do prefeito de […]

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila, participou na última semana do ato de assinatura de convênios entre o Governo do Estado e sete municípios para o repasse de recursos destinados à construção de centros de inovação. A assinatura aconteceu em Florianópolis e teve a participação do prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, da secretária de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Nelci Trento Bortolini, e do gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável da SDR, Israel Casagrande.

O convênio assinado com a prefeitura de Joaçaba prevê o repasse de R$ 5.123.470,31 para construção de um prédio de 2,2 mil metros quadrados. A estrutura será edificada em uma área de mais de 10 mil metros doada pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, mantenedora da Unoesc. Essa área fica localizada próximo ao Campus I, no Bairro Flor da Serra.

A gestão das atividades do Centro de Inovação de Joaçaba será feita pela Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial (Cetepi), que tem em seu Conselho Diretor representantes da Unoesc, do Sindimec, da Acioc, da Ammoc e do município de Luzerna. O prédio será a sede do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que atualmente funciona junto ao NIT (Núcleo de Inovação tecnológica) da Universidade.

Os centros de Inovação

Os municípios de Blumenau, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Tubarão também assinaram convênios com o Governo do Estado e receberão recursos para a construção dos edifícios-sedes dos Centros de Inovação. O investimento é superior a R$ 45 milhões. O projeto para instalação faz parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), lançado em março. No total, serão 12 unidades. Na segunda etapa serão contempladas as cidades de Brusque, Joinville, Florianópolis, Criciúma e Lages, este último com obras já em andamento.