Página inicial O que acontece Estudantes de Educação Física da Unoesc São Miguel realizam avaliações físicas na comunidade
Não categorizado Ensino São Miguel do Oeste

Estudantes de Educação Física da Unoesc São Miguel realizam avaliações físicas na comunidade

Entre os meses de outubro e novembro, estudantes de diferentes fases do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste, avaliaram aspectos de saúde em mais de 250 pessoas nos municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha, Guarujá do Sul, Guaraciaba e Bom Jesus do Oeste.   Essa atividade […]


Entre os meses de outubro e novembro, estudantes de diferentes fases do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste, avaliaram aspectos de saúde em mais de 250 pessoas nos municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha, Guarujá do Sul, Guaraciaba e Bom Jesus do Oeste.  

Essa atividade está vinculada ao Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafe), por meio do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício, Avaliação Física e Antropométrica e contribui para aproximar os estudantes de vivências práticas na comunidade.

Conforme a coordenadora do Curso de Educação Física e também do Grupo de Estudos, professora Sandra Fachineto, os acadêmicos realizaram medidas de massa corporal, estatura, percentual de gordura, Índice de Massa Corporal (IMC), circunferências, pressão arterial de repouso, flexibilidade e força de preensão manual. Essas medidas foram feitas em comunidades do interior, englobando o público de agricultores, idosos dos centros de convivência, crianças e adolescentes que frequentam programas sociais, escolinha esportiva pública, além de alunos de um Instituto Federal e de uma escola da APA.  

— Os estudantes do Curso tiveram a oportunidade de se beneficiar das condições oferecidas pelo Lafe, por meio da aprendizagem de testes e medidas, além do manuseio de equipamentos com o intuito de adquirir habilidades para futura atuação profissional — ressalta Sandra. 

Para a acadêmica Adriana Stumm, participar da proposta de avaliação física, na comunidade, serve como um aprendizado muito positivo pelo fato de nos colocarmos na situação de avaliador.

— Obtivemos com isso parâmetros referentes à saúde física de idosos ou até mesmo de crianças e temos que orientá-los quanto aos resultados obtidos, estimulando-os para adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável — comenta Adriana.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.