Página inicial O que acontece Estudantes de Medicina Veterinária conhecem laboratórios do Curso
Não categorizado São Miguel do Oeste

Estudantes de Medicina Veterinária conhecem laboratórios do Curso

Os estudantes de Medicina Veterinária da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, conheceram, na semana passada, os laboratórios de Histologia e de Anatomia Animal. Segundo a coordenadora do Curso, professora Daniele Cristine Beuron, os laboratórios têm o objetivo de proporcionar aos futuros médicos veterinários estudos práticos e livres, além do desenvolvimento de pesquisas […]

Os estudantes de Medicina Veterinária da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste, conheceram, na semana passada, os laboratórios de Histologia e de Anatomia Animal. Segundo a coordenadora do Curso, professora Daniele Cristine Beuron, os laboratórios têm o objetivo de proporcionar aos futuros médicos veterinários estudos práticos e livres, além do desenvolvimento de pesquisas científicas.

-A aula prática é uma forma positiva de interação do aluno com seu crescimento profissional – destaca a professora.

No Laboratório de Histologia, os acadêmicos desenvolverão atividades práticas de microscopia. O objetivo é que o aluno identifique, na prática, a constituição histológica e citológica de órgãos e sistemas. Por meio da microscopia, os alunos também conhecerão os tecidos que constituem os diferentes órgãos e suas funções específicas para entender os processos fisiológicos e patológicos.

Com o Laboratório de Anatomia Animal, o aluno terá a oportunidade de conhecer o sistema orgânico-esquelético, os diversos órgãos e sistemas dos animais, como o muscular, cardiovascular, gástrico, pulmonar, renal e hepático.

– O aluno estará apto a relacionar as estruturas anatômicas funcionais e estabelecer um comparativo entre a normalidade e as variações anatômicas das diferentes espécies animais – detalha a professora Daniele.

Museu de Anatomia Veterinária

Além do espaço destinado às salas de estudo, de preparo e manutenção de peças anatômicas, o Laboratório de Anatomia possui uma sala de exposição denominada Museu de Anatomia Veterinária.  De acordo com a professora Daniele, o Museu prestará serviços à comunidade e estará aberto para visitação. Quem visitar o local poderá conhecer características e comportamento dos animais, além das atividades do médico veterinário.

Atualmente, o Museu conta com mais de 500 peças. Entre elas, esqueletos articulados e desarticulados, órgãos e estruturas anatômicos de diversas espécies domésticas, como do cão, gato, bovino, suíno, ovino e equino.

– Em breve, o Museu contará também com peças anatômicas e taxidermizadas de espécies domésticas e silvestres. As peças serão elaboradas pelos próprios acadêmicos – informa a coordenadora do Curso.

Daniele explica que a Taxidermia é uma técnica utilizada há mais de quatro mil anos, com o objetivo de montar ou reproduzir animais para exibição e estudo. A técnica consiste na preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais.

Cursos Novos

O Curso de Medicina Veterinária é a novidade deste semestre no campus de São Miguel do Oeste.  Em Chapecó, a partir deste semestre, estão sendo oferecidos os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Computação. Já no campus de Xanxerê, a novidade é o Curso de Engenharia Civil.