Página inicial O que acontece Evento sobre sucessão familiar e ovinocultura chama a atenção do público em Xanxerê
Não categorizado Notícia Xanxerê

Evento sobre sucessão familiar e ovinocultura chama a atenção do público em Xanxerê


Ocorreu na Unoesc Xanxerê, no dia 20 de outubro, um evento sobre sucessão familiar e ovinocultura. A atividade, que contou com a colaboração dos estudantes do curso de Zootecnia e Medicina Veterinária, participantes dos projetos “Expansão da ovinocultura na região Oeste catarinense” e “Leite solidário”, teve a participação de estudantes, familiares e convidados.

O primeiro tema foi abordado na forma de palestra ministrada pelo professor Doutor Antonio Waldimir Leopoldino da Silva, que destacou que a sucessão familiar é um grande desafio em todas as áreas agropecuárias. Durante sua fala, o professor discutiu a realidade e as perspectivas do tema, discriminando resultados de pesquisas realizadas com jovens, as quais apontam que a maior parte dos filhos de agricultores (mais de 70%) possui interesse em permanecer na propriedade. Em contrapartida, muitos apontam que jamais discutiram o tema com os pais, o que distancia as gerações.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de interagir com o palestrante e socializar situações cotidianas que envolvem a sucessão familiar.

Para o professor Daniel Augusto Barreta, um dos organizadores da atividade, a palestra foi extremamente reflexiva.

— O momento proporcionou diversas reflexões, pois tínhamos um público formado por alunos, pais de alunos e outros produtores rurais, ou seja, agentes ativos na sucessão familiar. Abordar este tema é tratar de futuro, da manutenção da atividade agropecuária, da manutenção da produção de alimento — comentou Barreta.

O segundo tema, “Expansão da ovinocultura na região Oeste catarinense”, foi abordado na forma de debate. Inicialmente, a professora da Unoesc, Letieri Griebler, apresentou alguns resultados de pesquisas em relação às características do rebanho ovino da região, assim como a percepção dos produtores quanto ao mercado da carne ovina.

Após a apresentação, juntaram-se a professora e os zootecnistas Anderson Elias Bianchi e Murilo Zanluchi, permitindo aos produtores presentes socializarem opiniões acerca da cadeia, questionando os integrantes da mesa quanto as suas perspectivas com o setor.

O evento também teve uma conotação filantrópica. Os participantes foram incentivados a fazerem a doação de leite, resultando na arrecadação de 120 caixas que foram entregues ao Lar do Idoso de Xanxerê. A arrecadação dos donativos foi responsabilidade dos estudantes da disciplina de “Estabelecimento e utilização de plantas forrageiras”, do curso de Zootecnia.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.