Página inicial O que acontece Eventos dos Cursos de Psicologia reúnem cerca de 300 acadêmicos
Não categorizado Evento São Miguel do Oeste Pinhalzinho

Eventos dos Cursos de Psicologia reúnem cerca de 300 acadêmicos

Os acadêmicos dos Cursos de Psicologia da Unoesc participaram, de 22 a 26 de agosto, da Semana Acadêmica: Dialogando com Ética e Exercício Profissional, em São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Os eventos foram realizados nas sedes dos cursos e de forma virtual envolvendo cerca de 300 alunos e profissionais da área. A coordenadora do […]

A coordenadora do Curso de Psicologia Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, explica que a vigésima edição do evento trouxe muitas novidades e enriquecimentos para a vida profissional dos cerca de 160 acadêmicos.

— Durante a preparação, conversamos com o Centro Acadêmico da Psicologia que realiza a semana em conjunto com a Coordenação do Curso de Psicologia. Enviamos um formulário para os acadêmicos responderem sugerindo temas, títulos, palestras e nomes de palestrantes e, com as respostas, organizamos a Semana — explica a coordenadora.

A Semana Acadêmica foi realizada de forma híbrida. Os assuntos foram abordados em três eixos: Eixo 1 on-line: Psicologia e exercício profissional – desafios e impactos psicossociais do diagnóstico; Eixo 2 presencial: Psicologia e Atuação Profissional – Me formei e agora? E Eixo 3 on-line: Psicologia e Ética – dos processos de imigração às questões culturais. Também foram realizadas oficinas e encerrou com uma festa na sexta-feira e um almoço no sábado para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.

— O grande tema nas palestras foi envolto nas questões da profissão, principalmente no que diz respeito à ética e ao cuidado/acolhimento com a população/pessoas e sociedade como um todo; já nas oficinas o tema ficou voltado para curiosidades de formas de trabalhos diversificados dentro da área da Psicologia. O êxito da Semana Acadêmica se deve ao fato de os acadêmicos se envolverem no curso e terem  interesse e curiosidades  sobre sua futura profissão, o que também demonstra o envolvimento, participação e interesse na sua profissão, reforçando o comprometimento dos mesmos com o curso e a profissão — salienta Lisandra.

O acadêmico do 10º período, Mateus Zardo, falou sobre a importância na realização deste evento.

— A Semana Acadêmica de Psicologia de São Miguel do Oeste mobilizou vários afetos nos participantes. Acredito que, principalmente naqueles que estão no último período da graduação, assim como eu, a ênfase na atuação profissional acerta em cheio nas vivências atuais desses acadêmicos e nas expectativas para o início da carreira. São ricos os movimentos que acontecem em apenas uma semana de atividades — celebra Zardo.

O coordenador do Curso de Psicologia Unoesc Pinhalzinho, Álvaro Cielo Mahl, destaca que as semanas acadêmicas proporcionam um espaço para debate de assuntos atuais, em contexto aplicado do conhecimento, que estão na pauta da Psicologia.

— É importante construir uma cultura científica sobre as temáticas abordadas, em que pese as contribuições práticas dos profissionais envolvidos, numa perspectiva atual, sobre temas que reverberam em nossa sociedade e clamam por discussões sérias, tolerantes e robustas em argumentos. Com estas vivências os acadêmicos fazem contatos diversos com profissionais atuantes na região, com colegas do curso de outras fases, desenvolvem uma postura mais ativa de apropriação de saberes — comenta Mahl.

Para a acadêmica Karine Waldow, a Semana Acadêmica é um evento importante para os estudantes terem contato mais estreito com profissionais atuantes na área.

— Com as falas dos convidados, saímos das paredes na universidade e vemos a prática acontecendo — explica Karine.

A estudante, Viviane Laura Amann, enaltece a participação dos acadêmicos nos eventos promovidos pela Universidade.

— A Semana Acadêmica é um evento de grande importância para nós estudantes. Ela nos possibilita fazer contato com profissionais de áreas específicas e passamos a conhecer os diversos contextos que nos aguardam no futuro como profissionais formados. O evento nos proporciona uma grandiosa oportunidade de nos aproximarmos com a Psicologia real e prática do dia a dia. A Semana Acadêmica do curso de Psicologia em Pinhalzinho foi muito válida, teve conteúdos muito bem elaborados e me fez compreender vários temas que possivelmente enfrentarei no futuro como profissional da área — complementa Viviane.