Página inicial O que acontece Eventos Unoesc Abraça, Super Day e Caminhada Orientada para a Saúde são realizados em Joaçaba
Notícia Evento Extensão Joaçaba

O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, em parceria com o curso de Enfermagem, o Colégio SuperAtivo, o setor de Recursos Humanos e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu, no sábado (6), no Complexo Esportivo do campus 2, três eventos simultâneos que envolveram professores, funcionários e estudantes da Instituição, além de famílias e da comunidade em geral.

O “Unoesc Abraça” e o “Super Day” aconteceram no ginásio e proporcionaram, para crianças e adolescentes, atividades esportivas, culturais e recreativas coordenadas por estudantes do curso de Educação Física. Junto às ações na quadra, totalmente gratuitas, os pais também aproveitaram a tarde em momentos de lazer.

— Os eventos atingiram o principal objetivo, de integração, com o envolvimento da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Agradecemos a todos os envolvidos, que contribuíram para o sucesso das atividades — ressalta a professora Elisabeth Baretta, coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba.

A programação teve sequência com a “Caminhada Orientada para a Saúde”, que integrou as Atividades Práticas de Extensão dos estudantes da primeira fase do curso de Educação Física.  Ao longo do semestre, nos componentes curriculares de Abordagens da Educação Física e do Esporte, Anatomia Humana, Biociências Aplicadas ao Corpo Humano e Corporeidade e Desenvolvimento Humano, eles desenvolveram textos que abordaram temas como a importância da prática de exercícios físicos, comportamentos preventivos, alimentação saudável, controle postural, controle do estresse e qualidade do sono. Posteriormente, elaboraram dicas e materiais didáticos para serem compartilhados em “pontos de apoio” no percurso de aproximadamente cinco quilômetros.

— A Caminhada teve como proposta estimular o processo de aprendizagem, por meio da relação teórico-prática para os estudantes da Graduação, assim como promover ações de extensão com vistas à resolução de problemas da comunidade, como a inatividade física e o sedentarismo. Os participantes receberam dicas de saúde preparadas pelos acadêmicos e sentiram efetivamente os benefícios da prática regular de caminhadas, sendo estimulados a manter este hábito e o comportamento saudável para uma melhor qualidade de vida — enaltece a professora Gracielle Fin, do curso de Educação Física.

— São ações importantes que precisam ser incentivadas, pois trazem benefícios aos participantes. No caso da Caminhada, além da prática do exercício físico, promoveu a interação com o meio ambiente — destaca o diretor do Colégio SuperAtivo, professor Leoberto Grigollo.