Página inicial O que acontece Formação docente aprimora os conhecimentos dos coordenadores de cursos e professores da Unoesc
Não categorizado Capacitação Docente

Formação docente aprimora os conhecimentos dos coordenadores de cursos e professores da Unoesc

As aulas na Unoesc começam apenas no dia 13 de fevereiro, mas, enquanto os acadêmicos aproveitam os últimos dias de férias, os coordenadores de cursos e professores da Unoesc estão a postos. Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro foi realizada de forma on-line, abrangendo todos os campi, a “Formação Docente”, atividade […]


As aulas na Unoesc começam apenas no dia 13 de fevereiro, mas, enquanto os acadêmicos aproveitam os últimos dias de férias, os coordenadores de cursos e professores da Unoesc estão a postos. Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro foi realizada de forma on-line, abrangendo todos os campi, a “Formação Docente”, atividade organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

A programação contou com a palestra de abertura, ministrada pelo Sociólogo e Doutor em Economia, Presidente do Conselho Nacional de Educação, o professor Luiz Curi, com o tema “Formação por competências e as tendências do Ensino Superior”, além de atividades direcionadas para coordenadores sobre “A importância do engajamento nas ações de retenção visando minimizar a evasão na Unoesc” e “Cultura Avaliativa para Excelência” e para os docentes sobre “Internacionalização em casa, cotutela e atividades”, “Avaliação formativa: Portfólio”.

— Iniciamos o ano com todos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) revisados e também com as novas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023/2027 sendo aprovadas. A formação docente vem ao encontro disso e possibilita refletir sobre os processos de formação e o papel do docente — afirmou a pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler.

Já o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, destacou:

— Precisamos oferecer um processo de ensino e aprendizagem por aquisição de competências que estimule os nossos estudantes a adquirirem seus conhecimentos por meio de elementos que valorizem as práticas que permitam a inserção da criatividade e inovação.  Sigamos motivados para mais um ano e possamos oferecer o melhor aos nossos estudantes — afirmou.

A coordenadora do NAP, Elisabeth Hafner Facin, reiterou que a formação é um processo contínuo e que a atualização quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem e conteúdos ligados à docência reflete na qualidade do ensino ofertado e por isso a Unoesc preza por momentos como esse.

— É fundamental que os docentes da Unoesc estejam preparados e engajados no processo de ensino e aprendizagem por aquisição de competências, bem como nos princípios e execução da avaliação processual e formativa para angariarmos êxito na formação dos estudantes que estão conosco e também para as gerações futuras. A edição de 2023.1 da formação docente contou com a participação ativa dos nossos professores, oferecendo ricos momentos de troca de ideias e informações, importantes para a melhoria do dia a dia da sala de aula. A partir de agora  inicia-se o processo de formação e apoio presencial nos campi, organizado pelas equipes dos NAPs locais. Também consiste em momentos únicos de aprendizagem — ressaltou Elisabeth.
 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.