Página inicial O que acontece Fórum aborda mercado de trabalho e planejamento de carreira
Não categorizado

Fórum aborda mercado de trabalho e planejamento de carreira

Cerca de 400 pessoas participaram do I Fórum de Empregabilidade “Direcionando Carreiras”, realizado na noite desta quinta-feira pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba com a parceria do Núcleo de RH da ACIOC e da empresa Celulose Irani. O evento abordou o panorama do mercado de trabalho na região e planejamento de […]


Cerca de 400 pessoas participaram do I Fórum de Empregabilidade “Direcionando Carreiras”, realizado na noite desta quinta-feira pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba com a parceria do Núcleo de RH da ACIOC e da empresa Celulose Irani. O evento abordou o panorama do mercado de trabalho na região e planejamento de carreira, além dos hábitos que uma pessoa precisa cultivar para ter eficácia na vida profissional e pessoal.

– É uma grande angústia para todos nós decidir a carreira que vamos seguir. Uma vez definida, precisamos pensar em como fazer para termos sucesso, para sermos reconhecidos, para termos satisfação e sermos felizes com a escolha que fizemos – comentou a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Jéssica Romeiro Mota, revelando os objetivos do evento, que se voltavam justamente a auxiliar os participantes nessas questões.

A abertura das atividades foi feita pelo Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que palestrou sobre “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” baseando-se no livro que tem esse título, de Stephen Covey. Cimadon falou sobre os comportamentos que provocam as maiores carências do ser humano na atualidade e revelou os hábitos que o autor norte-americano defende serem decisivos para a eficácia na vida: ser proativo; ter clareza sobre o objetivo a alcançar; priorizar o que é mais importante; buscar a relação de ganha-ganha, em que todos saem beneficiados; compreender antes de ser compreendido; cooperar criativamente; renovar-se constantemente.

Na sequência, Andréia Simão, da empresa Perfil Consultoria Organizacional, e Idelmar Ferreira, da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, abordaram os passos indicados para quem quer planejar ou redirecionar a carreira: avaliar os interesses e habilidades pessoais, a própria personalidade e o mercado de trabalho para, então, verificar o que essas informações, combinadas, indicam como opções de caminho. Sabendo o destino para onde se quer caminhar, os dois palestrantes afirmam ser a hora de estabelecer as ações necessárias para buscar a formação profissional, estabelecer e desenvolver a carreira.

Por fim, o presidente da ACIOC e assessor da Diretoria de Relações Institucionais da empresa Celulose Irani, Mircon Becker, trouxe inúmeros dados que mostram os setores que mais cresceram e que mais empregam no Brasil, em Santa Catarina e na região Oeste, a faixa salarial média dos brasileiros, as profissões com maior remuneração e aquelas com maior carência de profissionais, além do índice de inovação do País, do Estado, da Região Meio-oeste e da microrregião formada pelos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Estes últimos dados mostram que os três municípios juntos têm um índice melhor de inovação que a região Meio-oeste e Santa Catarina, os quais são muito superiores ao índice brasileiro.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.