Página inicial O que acontece Gincana de Conhecimento e Integração reúne estudantes do Curso de Educação Física
Esporte Não categorizado São Miguel do Oeste

Os estudantes do Curso de Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste participaram da segunda edição da Gicef (Gincana do Conhecimento e Integração do Curso de Educação Física). As atividades práticas do evento foram organizadas pela turma da 2ª fase no do componente de Recreação e Lazer, com supervisão e orientação […]

Os estudantes do Curso de Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, da Unoesc São Miguel do Oeste participaram da segunda edição da Gicef (Gincana do Conhecimento e Integração do Curso de Educação Física). As atividades práticas do evento foram organizadas pela turma da 2ª fase no do componente de Recreação e Lazer, com supervisão e orientação do professor Ricardo Niquetti. As questões de conhecimento ficaram a cargo dos professores do Colegiado do Curso.

— A disciplina se propõe a problematizar e indicar atividades contra o enrijecimento mental e social dos dias atuais, com doses nada homeopáticas de alegria e diversão. E essa fórmula foi aplicada na prática. Os acadêmicos e professores se dividiram em equipes, realizaram provas lúdicas e colocaram seus conhecimentos a prova, em perguntas sobre área que estão em processo de formação. Tudo isso repleto de concentração, música, sorrisos e dedicação — ressalta Niquetti.

Para os estudantes da 2ª fase, Laércio Rodrigo Lermen, Dainara Schabarum e Evandro da Silva, esta foi uma oportunidade de organizar um evento, de dimensionar as ideias em atividades práticas e de construir um clima lúdico e ao mesmo tempo reflexivo e educativo, propiciando um amadurecimento acadêmico e social muito grande.

— Esta singela e importante atividade reforça o quanto a relação de professores e discentes pode acontecer de forma produtiva e intensa para ambos, assim o que podemos concluir é que a presença é algo cultivado e incentivado nos corredores e quadras do curso de Educação Física. Foi uma enorme satisfação poder fazer parte da organização da Gicef. Uma oportunidade desafiadora a qual envolve comprometimento e cooperação na elaboração das tarefas — comemoram.

No total, foram formadas 10 equipes contendo integrantes da 2ª, 4ª, 6ª, e 8ª fases do Curso. Durante a gincana, os estudantes realizavam uma atividade prática e, na sequência, respondiam a uma questão objetiva que associava conteúdos estudados ao longo da graduação. No final da competição, a equipe Rosa foi a campeã.

A acadêmica Thamires Rode Brusamarello da 4ª fase destacou que a participação na Gicef foi muito enriquecedora, principalmente pela interação entre os colegas de diferentes fases e pela troca de conhecimento.

— Atividades como essas são essenciais para a nossa formação profissional — reforça Thamires.

Para a coordenadora do Curso de Educação Física, professora Sandra Fachineto, essa atividade contribuiu positivamente para compreender a ligação entre os diferentes componentes curriculares por meio de uma abordagem multidisciplinar tornando o aprendizado mais significativo.