Página inicial O que acontece Gincana de Educação Fiscal reúne alunos de escolas de Videira
Não categorizado Geral Videira

Gincana de Educação Fiscal reúne alunos de escolas de Videira

Encerrou nesta quarta-feira (19), em Videira, a Gincana de Educação Fiscal que faz parte do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, realizado pelos cursos de Ciências Contábeis e Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), através do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), Receita Federal do Brasil e Secretaria Municipal de Educação.  A […]

A disputa teve início no mês de maio e contou com aproximadamente 200 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Videira. O ato de encerramento, realizado no completo Esportivo Sergio Luiz Marafon, contou com a presença do prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, alunos e professores.

Ao longo de várias semanas, foram desenvolvidas atividades nas escolas, como: apresentação da equipe e mascote; pesquisa da carga tributária na cesta básica; doações; recolhimento de lacres de latinhas e notas fiscais; arrecadação de cestas básicas para doação; kit de fraldas; jogos educativos; além da elaboração de uma paródia sobre a importância dos tributos.

De acordo com a professora Kemylli Farinon, coordenadora do NAF na Unoesc Videira e representante da Receita Federal no Brasil, a gincana procurou, entre outros motivos, atender e estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos seus  segmentos, com a execução de tarefas que visem à conscientização relacionada à  organização social para o pagamento dos tributos, como um dos instrumentos do pleno exercício da cidadania

— Mais do que compreender a importância social do tributo e a cidadania fiscal, procuramos avançar na reflexão sobre a transparência na aplicação dos recursos e o retorno social para a população do volume arrecadado — afirmou Kemylli.

Escolas participantes

Participaram da gincana as Escolas Municipais: Prefeito Paulo Fioravante Penso, com a equipe Patrulha da Cidadania; Escola Criança do Futuro, com o Clube dos Nove; Escola Fidelis Antônio Fantin, equipe Guerreiros do Conhecimento; Vilson Pedro Kleinubring, com os Vilsons; Escola Joaquim Amarante, equipe Alfa e Escola Prefeito Waldemar Kleinubing, com o Esquadrão Cidadão.

Para Kemylli Farinon, muito além da equipe que representou a escola, é preciso reconhecer e registrar o trabalho e o envolvimento dos demais colegas, professores, pais e amigos, que contribuíram com o sucesso da gincana.

— Estão todos de parabéns pelo envolvimento. Podemos afirmar que foi muito além de uma competição. Ela trouxe conhecimento que nos transforma em seres humanos melhores para o futuro. Hoje vocês estão no 9º ano, mas logo estarão na Universidade se preparando para serem nossos futuros representantes na política, na Receita Federal, nas salas de aula como professores e outras profissões, levando a experiência adquirida para o mundo — concluiu.

As atividades dessa última etapa da gincana foram elaboradas pelos professores do curso de Educação Física, Givanildo Lima e Ederlei Aparecida Zago, acadêmicos bolsistas e voluntários. Essa tarefa teve como objetivo estimular as habilidades físicas e cognitivas dos estudantes, com atividades que exigiram interação, raciocínio lógico, atenção e criatividade.