Página inicial O que acontece III Seminário de Saúde do Trabalhador será no dia 24 de abril
Não categorizado Geral Joaçaba

III Seminário de Saúde do Trabalhador será no dia 24 de abril

Evento compreenderá um concurso de fotografias Acontece no dia 24 de abril o III Seminário de Saúde do Trabalhador, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba, com o apoio de várias entidades que possuem atuação na cidade e na região, entre elas a Unoesc. O […]


Evento compreenderá um concurso de fotografias

Acontece no dia 24 de abril o III Seminário de Saúde do Trabalhador, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joaçaba, com o apoio de várias entidades que possuem atuação na cidade e na região, entre elas a Unoesc. O evento é gratuito e acontecerá à noite, a partir das 19h, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc Joaçaba.

Nesta edição, a programação compreenderá dois pronunciamentos: o primeiro será do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neodi Saretta; o segundo do juiz do Trabalho de Joaçaba, Rodrigo Goldschmidt. Após estes pronunciamentos, será aberto espaço para perguntas da plateia e o debate sobre os assuntos abordados pelos dois palestrantes.

O seminário é direcionado a estudantes e trabalhadores de todos os setores produtivos. Coloca em discussão o grande número de acidentes e doenças ocupacionais – no Brasil, o número médio de mortes por acidente ou doença do trabalho é de 23,28 por dia –, o papel e responsabilidades do poder público, dos trabalhadores e das empresas nesse contexto e as políticas públicas necessárias para diminuir os índices de acidentes e doenças ocupacionais. Também tem o objetivo de disseminar junto aos trabalhadores a ideia de que a saúde deve estar em primeiro lugar e ser preservada independente da natureza do trabalho.

Conforme a presidente da CIST e o presidente do CMS, Marisa Magali Maieski Wames e Jair Schüler, nesta edição o evento também quer discutir as ações necessárias o para implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O assunto será exposto pelo deputado Neodi Saretta, que participou da última reunião da comissão organizadora do evento, realizada na sexta-feira.

– Não tem como imaginar esta região sem um Cerest – disse o deputado, lembrando que a região precisa de articulação política para conseguir montar esse centro. 

Ele também falou sobre o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e de um estudo divulgado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho que mostra Santa Catarina com índice 48% acima da média nacional em adoecimentos no trabalho. – Não podemos continuar com esses dados. Somos um estado mais rico que a maioria dos estados brasileiros, temos que estar abaixo da média nacional [no índice de adoecimento no trabalho] –, acrescentou.

Inscrições

A participação no evento é gratuita, mas é necessário fazer inscrição até o dia 23 de abril. Para se inscrever, basta preencher uma ficha disponível nos sindicatos parceiros na realização do evento, na agência do INSS de Joaçaba, na sede da ACIOC e no site www.cmsjoacaba.com.br.

No dia do evento, haverá transporte gratuito para os participantes, com saída às 18h30 em frente à Igreja Matriz, em Joaçaba, e retorno ao término do evento, até o mesmo local.

Concurso de Fotografias

Nesta edição, a programação do Seminário de Saúde do Trabalhador inclui um concurso de fotografias sobre o tema "O trabalho pela vida. Não a vida pelo trabalho”. O objetivo desta ação é chamar atenção para o cotidiano local, com imagens que retratem indivíduos exercendo suas atividades em situações de risco e negligência, acidentes ou adoecimento em decorrência do trabalho registrados na região.

Qualquer pessoa pode participar. A inscrição pode ser feita até o dia 18 de abril, no site www.cmsjoacaba.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento, com mais detalhes sobre o concurso. Serão selecionadas 10 fotografias finalistas e as três primeiras  colocadas serão premiadas na noite do Seminário, com equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal.

Parceiros

A CIST e o Conselho Municipal de Saúde têm como parceiros na realização do III Seminário de Saúde do Trabalhador a Previdência Social, a Unoesc, o Sesi, a ACIOC, a Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social de Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna (Asaprev), a Receita Federal, a empresa Estrelatur e os seguintes sindicatos: dos Empregados no Comércio; dos Empregados em Estabelecimentos Bancários; dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Empresas Prestadoras de Serviço, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores; dos Trabalhadores na Industrias de Carnes e Derivados, Indústrias de Alimentação e Afins de Joaçaba e Região; dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna; dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico; dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Joaçaba; Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Coletivos e de Cargas de Joaçaba e Região; dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários; dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.